Crítica: A nova temporada de malhação!


Tendo terminado o ultimo capítulo da semana agora a pouco, a nova temporada da "Malhação" encerra sua primeira semana, e acho que já podemos fazer uma boa avaliação do que vem por ai. 
             Escrita por Ana Maria e Patricia Moretzsohn (Mãe e filha), a trama é em torno de uma família recém-formada graças a união de Vera (Isabela Garcia) e Ronaldo (Tuco Andrada). De repente forma-se um triangulo amoroso entre os agora irmãos, Anita (Bianca Salgueiro), Sofia (Hanna Romanazzi).
            No primeiro capítulo eu não gostei muito do ritmo que tinha. Eu realmente achei entediante a maneira como a história era contada, tinha um ar mais novelístico no folhetim teen. Não que isso seja mal, eu realmente sempre achei que a globo deveria fazer isso com a "Malhação", mas era como se eu estivesse vendo uma novela das sete chata. A história no primeiro dia era muito focada nos adultos, o que fez o formato perder um pouco de sua identidade adolescente, que é sua marca registrada.

                 Mas com o decorrer da semana, os acontecimentos foram se desenrolando e eu comecei a me atrair pela história. Sem contar que, os personagens secundários foram ganhando seu espaço e eu confesso que me apaixonei pelo núcleo da jovem Geovana, que sonha em ser uma grande estrela musical. 
                   Alguns dos diálogos são cheios de piegas e coisas que pessoas em sã consciência nunca diriam, então logo percebemos que são escritos por Patricia Moretzsohn, que escreveu também a "Malhação ID". Ela tem um texto muito dramático mesmo, que pode ser comparado até ao de Walcyr Carrasco, autor da atual novela das nove.
                 Eu gostei muito da abertura, apesar de lembrar a de um programa infantil (lembraram da abertura do "Ra-Ti-Bum" quando viram?). A musica tema também é bem infantil, mas é muito chiclete. Eu sempre fico com ela na cabeça no fim dos capítulos! Sem condição. Mas foi muito criativa mesmo, e considerando a moda de animações em abertura, essa foi muito legal!
             Fatinha, Ju, Lia, Gil, Orelha e sua turma vão deixar uma imensa saudade, mas acho que essa "Malhação" vai aos poucos ocupar a lacuna deixada em nossa programação diária! Em minha opinião, a próxima "Malhação" deveria ser escrita ou novamente por Rosane Svartman e Glória Barreto (Criadoras da anterior) ou por Vincent Villari (Um dos autores de "Sangue Bom", que em minha opinião é uma trama bem teen). E você o que acha? Quais rumos deve tomar o folhetim teen mais badalado do Brasil?
                  A seguir. a abertura da nova "Malhação" pra quem não viu ainda (Ninguém, né?):
 

18 comentários:

  1. Não achei a temporada da Lia tããão boa como os adolescentes dizem!! Eles consideram como uma ótima história, que deixará saudades, mas na verdade não sabem o que já foi a Malhação. Alguém aí lembra da Letícia e do Gustavo? E do Bernardo e da Betina? Essa temporadas deram mais audiência que muita novela das 9 galerinha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a temporada não foi da Lia e sim do casal "Brutinha". Contra fatos não existem argumentos e a temporada passada "bombou" em repercussão nas redes sociais! Sucesso entre o público alvo. Comparar audiências não é mais fator que de determina nada, pois a tv brasileira, de uma maneira geral, perdeu muito nos últimos tempos.

      Excluir
  2. Achei essa Malhação do triangulo amoroso, Anita, Ben e Sofia muito mais a cara das Malhações antigas, daquelas que não se preocupavam com temas tão sérios, que exigem uma carga muito dramática de quem assiste e de quem interpreta, e nem sempre ambos estão preparados!! Na boa, jovem é pra curtir, distrair, azarar, e a atual temporada mostrou um clima bem mais teen e descontraído, que prende até os mais velhos! Sequestros, roubos, tráficos etc são pra gente mais velha, não que não deva ter, afinal informação é muuito importante para os jovens, mas a história de Lia e Vitor pecou nos excessos, e esperava que a Fatinha fosse mais cômica, não com uma carga tão romantica e dramática pois este papel deveria ser de Lia. Por isso que Fatinha e Bruno se destacaram mais do que os protagonistas, sendo que Dinho foi até jogado para escanteio. Enfim... foi uma história longe de ser um sucesso, com erros demais. Lia e Vitor ficavam muito preocupados com perigos e mal tinham tempo para viver um romance épico, que mexe com quem assiste, que sofre com as armações dos vilões, afinal Sal não tinha o mínimo interesse em pegar Lia para si, ele só queria mesmo era ferrar o irmão sem um motivo explicitamente coerente, e isso prejudicou muito a trama. A saga de Anita e Ben promete agradar muito mais, com certeza!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora a saga de Anita e Ben não agradou! O romance de Lia e Dinho, na primeira metade da temporada passada repercutiu nas redes logo no início. Depois foram ofuscados pelo conturbado romance do casal "Brutinha" que roubou a cena e teve grande repercussão entre os teens. Foi justamente a carga dramática e romântica somadas ao lado cômico que tornou a personagem Fatinha interessante. Só o lado cômico iria cansar e não teria fôlego para se sustentar quase um ano no ar. As autoras foram espertas e investiram no casal que se tornou os protagonistas da trama, salvando essa temporada do fracasso.

      Excluir
  3. Todo mundo fala da malhação da era cabeção, mas eu também não via tanta graça assim! A "Malhação: Intensa como a vida" resgatou a marca de folhetim teen. Sem contar que faz sentido essa malhação se parecida com as antigas já como é Ana Maria Moretzsohn e sua filha quem estão escrevendo e elas eram responsáveis pelo folhetim em suas primeiras edições. Ah, e mais uma coisa, NADA TEVE AUDIÊNCIA MAIOR QUE A NOVELA DAS NOVE, o horário é o mais assistido da tv brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Você pode nao ter gostado das Malhaçoes mais antigas, mas se a maioria diz que foi boa, é porque melhooor que as atuais foram com certeza!! Algumas alcançaram índices superiores a de novelas das 9. Nao na média geral, mas em capítulos sim. Se a atual Malhação fosse realmente melhor, com certeza tiraria a novela da zona de risco. Não só Malhaçao que ja deu audiencia maior que novela das 9, mas muitas novelas das 7 tbem, como Da Cor do Pecado e Cobras e Lagartos. O horario nobre é ainda o mais visto, mas já foi superado, dezenas de vezes.

    ResponderExcluir
  5. Pra ver como a temporada da Lia, isso mesmo, da Lia, pq ela era a protagonista. Se a temporada foi um fiasco eu não tenho culpa. Se a Fatinha se destacou foi pelo jeito cômico dela, pq se não fosse isso, o romance dela com o Bruno seria comum como o do Fera e da Rita, ou do Orelha com Morgana. O grande destaque foi a Fatinha, o que prova mais um erro da trama, em que os coadjuvantes ofuscam protagonistas. Virou a Salve Jorge teen, um fracasso na audiência e de protagonistas. E outra... Não interessa se bomba nas redes sociais, ate pq sao os jovens que mais falam de Malhação, e sao eles que mais estão nas redes sociais, antes as temporadas nao bombavam tanto nas redes sociais simplesmente pq nos nao tinhamos tanto contato com a opiniao dos outros, ja que as redes sociais vem crescendo de alguns anos para ca apenas. Ou você acha que as antigas, com tanta audiencia, com tanta gente assistindo ngm ia comentar? E só o lado cômico nao iria cansar, pois a Yasmin da temporada de 2008 se desatcou muuuito e ficou 2 anos noa ar, pelos bordões e expressões que caíram na boca do povo, ela tinha romance, mas nao foi por causa disso que ela se destacou. Não to dizendo que nao precisa de romance, mas pra uma pirigeute como a Fatinha, ela deveria ser um pouco menos apegada ao drama. Assim como a Valdirene de Amor a Vida, como a Suelen de Avenida Brasil e a Maria Vanubia de Salve Jorge etc etc... Outro grande destaque que não precisou de uma carga tão dramatica e se sobressaiu foi o Cabeção, ele é o grande destaque da Malhação. Sem falar no Mocotó tbm. Romance é bom, mas pra personagens cômicos, com grande apelo popular não precisava de tanto. A Fatinha seria mto mais divertida se vivesse um romance cômico com o Bruno, não tão dramático, do jeito que foi agradou, simplesmente pq não tinha outro melhor, mas se a Lia e o Vitor não tivessem perdido tanto tempo com polícia, eles teriam sido um casal bem mais romantico e clássico da Malhação. Eles não tinham nenhuma química. Se "Brutinha" fosse um casal mais divertido, engraçado, iria garadar muito mais!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, é só lembrar de Colégio Múltipla Escolha, quando a Malhaçao tinha O GRANDE Max Mallman no comando, aquilo sim era Malhação de respeito, aos poucos está perdendo a identidade.

    ResponderExcluir
  10. Essa temporada tá ruim. O casal protagonista é desprovido de carisma.

    ResponderExcluir
  11. nossa a sofia tem que perdoar o Sidney aloo eu quero benita(ben e anita)
    helo vaiiiiiiiiiiiii benita benita benita

    ResponderExcluir
  12. Eu asou uma das fãs natas de Malhação e admiro muito o modo como são escritas. A temporada que teve Fiuk e Cristiana Peres como protagonistas eu gostei muito, apesar de ter achado a Cris fantástica no começo depois ela se mostrou um tanto fraca, o Fiuk não atuou muito bem, mas eu gosto muito de casais que se detestam e logo se apaixonam loucamente. A temporada da Lia, foi muito cativante por ser cheia de reviravoltas, traição de amiga, de namorado, amigos traídos que se apaixonam e claro a Fatinha e o Bruno que não tem como negar deram um charme a temporada! Apreciava a amizade que havia entre os personagens.
    Essa última do Casarão, em minha opnião deixa muito a desejar, deveria ter vindo com mais garra e atitude, é muito previsível e tem vários focos não é possivel se concentrar. Espero que a próxima temporada renda mais emoção do que essa última

    ResponderExcluir
  13. Essa temporada 2008, foi extremamente bizarra! Malhação 2007 foi a última que prestou (assistível).

    ResponderExcluir
  14. Essa temporada 2008, foi extremamente bizarra! Malhação 2007 foi a última que prestou (assistível).

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Essa temporada 2008, foi extremamente bizarra! Malhação 2007 foi a última que prestou (assistível).

    ResponderExcluir