A PROCURA DA FELICIDADE

A história é comovente, um ato de realidade plena e pura.
Nos coloca para pensarmos sobre a nossa vida, como lidamos com o sofrimento, com as frustrações. Abatemos ou sustentamos diante de um sonho partimos para a pulsão de vida desse sonho, ou aniquilamos antes que ele amadureça. O sonho de Chris Gardner personagem principal é exposto vencendo as adversidades e mantendo o foco no futuro. 
A primeira adversidade é a falta de rede de apoio, sua esposa não permitia que o marido em “seus devaneios”, sonhasse, mas ele acreditou, manteve os pés no chão e seguiu em frente.
A segunda adversidade é manter esse sonho perante a falta de recursos financeiros, o abandono de sua esposa e apelos do seu filho. A cena que se desenvolve no metrô é a mais impressionante, o choro, a garra e a continência de um pai em meio ao desespero e as adversidades.
O desgaste emocional e o vínculo paterno tornaram o personagem um resiliente.
A capacidade que o ser humano tem de passar por experiências adversas sem prejuízo para o seu desenvolvimento psíquico.
A resiliencia não é uma construção realizada sozinha, se realiza com uma figura vincular no caso seu filho, através dessa figura de apego manifestou-se a sua resiliencia. O resiliente tolera a frustração, busca mudar o seu destino, ele não só enfrenta, busca soluções.
Após a sua promoção ele não parou e buscou fazer que isso perdurasse, fez a fortuna. A psicanálise a respeito da felicidade á controvérsias “somos seres da falta” nunca estamos satisfeitos, mas todos temos o direito de buscar a felicidade, almejá- la, ser resiliente em alguns aspectos da nossa vida. 

Por : ANDRÉIA CRISTINA DOS SANTOS 

Um comentário:

  1. Eu já vi mais de uma vez, e realmente é lindo de arrepiar. beijos :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir