A culpa é das estrelas - John Green


"Alguns infinitos são maiores que os outros."

Depois de todo o alvoroço criado em cima de A culpa é das estrelas , criei coragem e li o tão bem falado livro de John Green e já adianto : não faço parte do grupo ou massa maior que favoritou e achou o a obra perfeita. O que não quer dizer que eu não tenha gostado do livro. Calma lá ! A história sobre o jovem casal com câncer é pretensiosa na maioria das páginas , mas possui um tom "tristinho" que dá um pequeno , ou em outros casos , não o meu , um grande empurrão no estado de espirito de quem lê e isso , talvez , seja o grande impacto do enredo. 

A narração em primeira pessoa por Hazel é fácil , o autor discorre com determinação, embora algumas vezes seja previsível , mas isso não é relevante , afinal o que é mais previsível que romances sobre doenças terminais ? - Uma personagem que não aguenta mais se lamentar sobre sua própria  lamúria. Fora isso, ele sabe como manter o leitor inteirado na história e pode parecer  loucura mas é só você olhar para  John Green e automaticamente pensar : como ele deve ser legal e acredite , na escrita ele passa a mesma sensação. 

O foco principal na trama é a maneira de como podemos ir atrás de nossos objetivos, não importa quantos obstáculos  tenhamos que ultrapassar , o diferencial é que no livro os próprios personagens possuem os obstáculos e nem por isso desistem , mesmo tendo a certeza que no final os resultados sejam apenas negativos. Assim , depois de conseguir o que desejamos alcançar , descobrimos então que nada daquilo importa para outras pessoas a não ser : você mesmo. 


Não chorei , senti meu coração apertado , mas não foi uma leitura que me derrubou , enquanto eu lia visualizava algo cinematográfico , irônico na medida certa e personagens inclusos num romance trágico , sem muita perspectiva para um final feliz e no meio disso tudo um grande vazio , faltava algo , um impulso , uma reviravolta que não surgiu , algo mais, e isso durou até a última página.  Então eu me pergunto : a culpa foi minha , das estrelas ou do John Green ?
Autor : John Green

Editora : Intrínseca
286 páginas 

4 comentários:

  1. aaaaaaawwwn eu tenho essa quote do começo da resenha tatuada nas costas ♥♥♥
    nem preciso dizer o quanto eu amei esse livro, o quanto ele tocou beeem la no fundo hahaha definitivamente sou da massa que favoritou
    Beijããão


    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  2. O fato de você não ter se emocionado talvez como a maioria que leu o livro não é culpa de ninguém, afinal cada um lê e sente de um jeito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Eu tb não faço parte do grupo que acha essa obra perfeita mas deu pra ler. Concordo com vc,quando diz q em algumas partes era previsivel,a cada momento que eu lia,eu tinha certeza q alguém ia morrer,só não sabia quem.e com isso eu pergunto a culpa foi de quem?Minha,do John Green ou das estrelas?rs Realmente faltou uma reviravolta.
    Mas apesar disso tudo,chorei no final,não pelo que aconteceu mas sim pelo fato de vc correr atras seus objetivos,alcançando ou não.
    Ótima resenha Ma.

    ResponderExcluir