Resenha: Senhora - José de Alencar


Senhora é um clássico da literatura nacional. Sabe o que devemos fazer com um clássico? Lê-los como se fossem tesouros deixados para trás, lê-los com a maior calma do mundo. Não se lê clássicos em ônibus ou na faculdade. Lê-se quando sua mente está quieta, seu coração calmo e sua alma desperta.
Senhora é um romance que desconstrói o amor, e o reforma. No enredo a "Senhora" é Aurélia, uma moça pobre que desperta o interesse dos rapazes pela sua beleza, e afugenta seu verdadeiro amor, Fernando Seixas, pela pobreza.
Mas como toda história, a vida de Aurélia segue outro destino ao receber uma herança que a torna extremamente rica, e a faz decidir comprar o seu amor.
Já a essa altura, Fernando está comprometido com uma mulher do mesmo círculo social de Aurélia. O compromisso dos dois não envolve nenhum afeto, apenas dotes. E Fernando precisa deles, pois ainda que tenha sido repelido pela pobreza de Aurélia, ele não tem dinheiro algum para sustentar sua família.
A senhora um dia chama seu tutor para tratar de casamento, e todos se surpreendem quando ela trama pagar um bom dote para ter seu amado. Aparentemente, por vingança. E na minha opinião pela humilhação de estar apaixonada.
Aurélia tem uma história marcada pelo sacrifício do amor de seus pais, e acho que carrega no sangue o romantismo. É uma menina culta, que vê as relações durante a vida através de operações matemáticas.
No fim, quem é humilhado é Fernando, que no fundo é prisioneiro de Aurélia, e esta não pode ser humilhada pois está apaixonada demais pelo "produto" que comprou. Aurélia sofre muito por baixo de toda aparência firme e controladora. Porém, suspira quando seu ombro toca o de Seixas e quando eles têm de se portar como casal em sociedade.
O final, é libertador. É por isso que sua mente tem de estar quieta e o coração calmo, para que a alma do romance do livro se desprenda das páginas e encontre a sua. Boa leitura!
Por: Thayane Gaspar

4 comentários:

  1. Meu Deus do céu...acho q essa é a resenha mais LINDA q eu já li!
    Se eu não tivesse lido Senhora,eu com certeza já pegaria o livro pra ler amanhã mesmo.
    Parabéns.Senhora é um dos melhores livros do José de Alencar...

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar ler.

    Beijos,
    pequenas-fashionistas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como estudante de Letras sou apaixonada pelos clássicos, pena que só fui despertas esse amor quando entrei na faculdade, os professores de literatura do Ensino Médio não sabem como fazer os adolescentes se interessarem, o que é uma pena.

    Ótimo post!

    beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir