Coleção Grandes Heroínas da Literatura


Clássicos da literatura, Helena, Senhora e Lucíola chegam ao mercado em formato gift pelo selo Pavana.


Uma alternativa na área de literatura de entretenimento, o selo Pavana estreia no mercado com Grandes heroínas da literatura. A coleção, em formato gift, reúne três clássicos do romantismo nacional protagonizados por mulheres: Helena, de Machado de Assis, Senhora e Lucíola, ambos de José de Alencar. A pequena coleção recebeu tratamento gráfico diferenciado e é uma ótima opção de presente para este final de ano.
Lucíola, de José de Alencar, acompanha Paulo, jovem recém-saído da faculdade de direito, em sua chegada ao Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Enquanto tenta se adaptar a vida agitada da metrópole, Paulo conhece Lucíola e se apaixona quase instantaneamente. Há apenas uma complicação – Lucíola é uma cortesã. O amor fará com que a passagem de um pela vida do outro tenha consequências boas e ruins, mas irreversíveis.
Aurélia, costureira órfã e pobre se apaixona por Fernando, que rompe o relacionamento dos dois para se casar com uma moça rica, Adelaide. Se a premissa de Senhora, também de José de Alencar, parece banal, o desenvolvimento justifica que a fama do livro tenha se arrastado por 137 anos: em um golpe de sorte, Aurélia sobe na escala social por causa da herança do avô e resolve negociar secretamente (através do tio) seu noivado com Fernando. Após o casamento, Aurelia revela que “comprou” Fernando para se vingar. Apesar da mágoa e da relação extremamente difícil, eles não deixam de se amar.
Machado de Assis atingiu um ponto de reconhecimento por parte de leitores, crítica e outros escritores que dispensa apresentações e torna insuficiente qualquer comentário. No entanto, a atenção dos admiradores do “bruxo do Cosme Velho” costuma se restringir à segunda fase de sua carreira, dita “realista”. A inclusão de Helena na coleção Grandes heroínas da literatura vem mostrar que não se deve subestimar a primeira fase, chamada “romântica”. Helena é filha de um homem rico com sua amante. Após a morte do homem, Helena é incluída na família, apesar de sua origem. A convivência faz com que a moça se aproxime demais de Estácio, seu irmão, e os dois se apaixonam.

3 comentários:

  1. *o* Nossa que lindo esse box \õ.
    Fiquei interessadíssima nele!

    Hugs literary!
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente, que box maravilhoso!
    Faz ter vontade de ler até quem não curte clássicos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Lindo o box. "Helena" é o meu livro preferido do Machado de Assis.

    Ótima dica de presente de Natal.

    Bjk.

    ResponderExcluir