Resenha: @mor – Daniel Glattauer


“Escrever é como beijar, só que sem os lábios.”
Daniel Glattauer - @mor ,  Página 76.




Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma das Letras
188 páginas
Nota 10/10

       @mor é um romance contemporâneo, pode até parecer despretensioso e banal, mas é tão intenso e perigoso que pode ser considerado um livro maravilhoso quanto toxicamente cruel.
        O enredo nos faz entrar em um acaso do destino onde Leo e Emmi se conhecem por engano numa troca de e-mail, inicialmente ocorre uma troca de farpas que se transforma com o tempo uma grande bomba relógio.
         Construído apenas por e-mails o livro é uma síntese de um romance quaseplatônico moderno, onde pouco se sabe sobre os personagens – fato que atiça e muito o leitor, o autor mantém um jogo de ironias e recursos de linguagem encantadores, mostrando o quanto é perigoso idealizar uma relação tão nebulosa e instável, ainda mais sem nem ao menos nenhuma das duas partes se conhecerem, porém ai vem à pergunta: O que é conhecer alguém? E o que é amar? – São essas entre outras complicações que tornam a obra complexa e um tremendo “tapa na cara” da sociedade.
      Possuí um desfecho agoniante, no qual obriga o leitor a desejar a continuação. É difícil não deixar que algumas lágrimas rolem durante a leitura, muito menos que em alguns momentos você precise parar a leitura e digerir aquilo tudo, pois se trata de uma história forte, sem muitas chances de um final difícil, se que exista um começo ou fim, porque temos o costume de alimentar nossas ilusões sem rumo. – O que hoje com a tecnologia facilita, embora haja consequências brutais e irreversíveis. Simplesmente uma leitura obrigatória.

Resenha originalmente postada no VLUL.

3 comentários:

  1. Ah, eu estou muuuito curiosa pra ler esse livro! *-*
    Só vejo resenhas tão lindas, assim como a sua!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  2. Oi Mah!
    Dizer que AMEI SUA RESENHA é clichê, mas adoro dizer isso, e nem ligo. Amei mesmo!
    E posso dizer uma coisa, já dizendo, como você consegue resumir uma história assim tão facilmente? Cara do céu, você é um escritor nato mesmo. Só pela forma como tu guia a resenha dá vontade de pegar o livro agora...
    Só tive que parar um momento quando li “tapa na cara”, eu ri até, você e seus momentos sarcásticos... Adoro esta última parte. Só não gostei de saber que o fim não é aquilo que eu estou pensando que pode ocorrer.
    Não gosto quando não me falam sobre os personagens, me sinto perdido na história, mas quando se trata de e-mails eu amo ler, pra mim é como ser um detetive e investigar certa história, tenho essa mania besta de falar aleatoriamente mesmo, mas acho que deu pra você me entender o quanto gostei do seu texto. ^^
    A nota 10 deve ter valido mais pelo conteúdo do que pela capa, porque eu realmente não achei graça nela, parece que a Suma anda regulando a criatividade nas capas... Aff!
    Só pela sua resenha, vou ter que comprar esse livro... =D

    ResponderExcluir
  3. Mah, estou louca para ler esse livro! Principalmente por, de certa forma, me identificar, porque, sim, eu já tive um namoro virtual super confuso de longa história em que eu realmente gostei da pessoa. Acredito que isso possa mesmo acontecer! Quero muuito saber o desfecho da história!

    Beijos,
    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir