Resenha: Um mundo brilhante – T. Greenwood.

Autora: T. Greenwood
Editora: Novo Conceito
336 páginas




Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato.


Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática.



Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. 



Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.



       “E ele sentiu aquela fisgada, aquele anzol afiado. Perfurando um ponto bem no meio do seu peito e puxando-o.”
T. Greenwood – Um mundo brilhante, página 208.


Um mundo brilhante é muito mais do que um simples livro refletivo, é vida real. E o que chama atenção é o potencial que a autora tem em não tornar sua obra em um mero acaso do destino.  Pois revelar as implicações de um cotidiano pode ser tão perigoso quanto viver- lo.
Os sentimentos aflorados principalmente do protagonista, que se sente tão sufocado a ponto de deixar o leitor sem ar é o grande trunfo do enredo. Contado em terceira pessoa e com um cenário soturno o mundo que deveria ser brilhante não passa do terrível e frustrante mundo real, no qual as pessoas insistem em tornar tudo mais difícil. – E o que é melhor: não conseguimos perceber o quanto poderíamos ser felizes se houvesse uma libertação de tudo o que nos faz mal, embora ser livre, seja algo muito propenso.
Complexo, intrigante e completamente humano, o livro nos apresenta tudo o que um dia já no perguntamos. A leitura flui rapidamente. Porém não espere um livro cheio de grandes emoções, pois não há! Um mundo brilhante é do tipo do livro que diz nas entre linhas e faz com que o leitor repense sobre sua vida e seus medos. Afinal de contas temos sempre a mesma premissa de que os culpados sejam sempre os outros.

Nota 9 ! 

17 comentários:

  1. Caramba! Opiniões completamente diferentes!
    Eu odiei o livro. Odiei a forma como a autora levou a história. Odiei Ben desde o momento em que ele começou a trair Sara. Odiei todas as decisões que ele tomou.
    O final foi perfeito. Ele teve o que mereceu. Foi "obrigado" a passar o resto da vida tentando se redimir, obrigado a viver com uma mulher que não amava. Bem feito pra ele!
    Estou com muita raiva deste livro. kkkk

    Amanda Melanie
    Literatura em Série
    @LiteraturaSerie

    ResponderExcluir
  2. Olá, escritor! Eu já tinha visto alguma coisa sobre "Um mundo brilhante", mas ainda não tinha me chamado a atenção. Talvez porque eu ainda estou enrolada em meio a anjos e vampiros. Mas pela sua resenha, me deu a impressão de que é um livro leve e bom de ler, apesar da escassez de grandes conflitos. Acho que quando eu der uma pausa nessa minha fase sobrenatural, compensa dar uma olhada com mais carinho nesse livro.

    ResponderExcluir
  3. Como eu não tinha lido nenhuma resenha, não sabia muito o que esperar, logo o lerei..

    Bom Carnaval, descanso ou agito!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  4. Excelente resenha. Estou com esse livro na fila e mal posso esperar para lê-lo. Gostei muito dos seus comentários sobre os aspectos reais e humanos do enredo, sobre entender o que está nas entrelinhas e, acima de tudo, sobre reflexão - me identifico muito com livros que provocam algum tipo de reflexão.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Uau, Má, amei sua resenha!
    Quero demais esse livro, parece ser do estilo que amo!
    Não ligo que não haja tantas emoções, desde o que o livro prenda por outro lado, no caso, com a reflexão!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! O livro deve ser bem interessante com um ar de mistério. Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo esse livro Mah e estou adorando, estava esperando sim alguma emoção, mas agora que tu contou... Também dava para perceber que o livro seria um pouco parado, mas com uma pitada de ousadia em ensinar os valores da vida.

    ResponderExcluir
  8. Hum parece bom,mais um na minha lista pra ler ainda esse ano ! BJs

    ResponderExcluir
  9. Parece bom ! O ruim é que vou lendo resenhas e minha meta 2012, só aumenta ! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Hey, Má!
    Um Mundo Brilhante não parece ser somente uma capa linda, certo?
    Depois da sua resenha, tenho a certeza que é um livro que nos deixa algumas reflexões e que parece ser bastante interessante!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  11. eu gostei bastante desse livro, ele é bem realista foi o que mais me chamou a atenção *-*

    ResponderExcluir
  12. Essa vai ser a minha próxima leitura, que começo amanhã. Parece ser uma história bem legal. Mesmo que sem muitas emoções, se ele faz pensar, acho que já é um grande ponto!

    Beijos
    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ele está aqui na fila para eu começar a leitura! Tinha sentido que era muito bom só pela sinopse, mas agora lendo a sua resenha tive o vislumbre de que tudo o que eu esperava ver nele, efetivamente estar lá!

    Parabéns pela resenha, Mah!

    ResponderExcluir
  14. achei bem interessante a historia do livro...o tema ao qual o livro foi abordado é pouco comum...mas acontece!!!

    ResponderExcluir
  15. Não vou dizer que morri de amores pelos personagens, mas gostei do livro sim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Muito interesante a resenha. Mostra que o livro é recheado de conflitos que vão surgir na vida de Ben após ele encontrar o indígena Rick. Adoro esses livros que nos fazem refletir mais sobre a vida que levamos e o que temos feito. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente pela leitura da resenha não me animei tanto assim a ler o livro, não faz muito o meu estilo, prefiro livros cheio de suspense, aventura, etc :)
    Porém como não gosto de dar a opinião definitiva antes de ler.. deixo em aberto IAOSHI :S

    ResponderExcluir