Resenha: Guerra dos tronos: As crônicas de gelo e fogo 1 – George R.R. Martin

Autor: George R.R. Martin
Editora: Leya
592 páginas

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha - uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal - a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

 "Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre."



É incontestável que a série criada por George R.R. Martin é de fato uma das obras mais importantes dos últimos tempos. Porém nada é perfeito e em Guerra dos tronos: essa premissa implica tanto no enredo como na vida dos personagens que temem e lutam por suas conquistas.

O livro é narrado em terceira pessoa intercalado pelos olhares dos personagens mais marcantes da trama, a maneira como o autor amarra a história é ricamente magnifica e não deixa nenhum detalhe de fora – que cansa em certos momentos, mas encanta quando não se passa de uma descrição maçante e ajuda o leitor se ambientar com os cenários e emoções. O tempo é marcado aleatoriamente, não permitindo que o leitor descubra quanto tempo precisamente fora gasto de um capitulo ao outro.
As intrigas familiares são fortes e se ampliam a cada página. Após assumir a posição de Mão do Rei Lord Stark e sua família começam a ruir. Bem longe dessa perspectiva Dany: filha da tormenta e uma das últimas descendentes dos Targaryen se torna a princesa de Khal Drogo  e mal sabe o que lhe espera. São vários personagens inclusos em várias problemáticas. É dever de cada leitor se identificar e torcer para que seus preferidos continuem vivos até a próxima página , como o próprio autor diz.
É preciso muito paciência e maturidade literária para se ler Guerra dos tronos , não é livro fácil ou que mantenha uma narrativa rápida. O que prende é o ambiente sombrio e perverso criando por George R.R. Martin. Não espere muito pela fantasia propriamente dita, pois, é colada de maneira branda e ao caminhar da história é quase impercebível, porque nesse volume o que mais se fala é sobre o jogo dos tronos e suas desavenças pelo poder. Embora o pouco que se tem de magia seja puramente inebriante.
O desfecho é um grande sufoco e pede piamente para que os próximos volumes sejam lidos. No geral o livro é muito bom. E não posso deixar de dizer o quanto a HBO está adaptando fielmente os livros para a TV!

Nota 9 !


14 comentários:

  1. Olá! Foi desse livro que você escreveu que estava difícil fazer a resenha, não é? Agora consigo imaginar o porquê. Eu ainda não li, mas tinha uma ideia totalmente diferente do que seria a história. Depois da sua resenha, fiquei com a impressão de algo semelhante a Senhor dos Anéis, que tem uma magia meio "velada". Enfim, continuo com vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo!
    aee voce leu *-* me lembro de voce dizendo o quanto estava ansioso para ler este livro!
    Adorei o que você falou sobre ser preciso maturidade para ler Guerra dos Tronos, concordo plenamente!
    Amei a resenha beijãão!

    ResponderExcluir
  3. Pelo tamanho do livro eu já esperava que fosse complexo, mas pelo sucesso que faz, não imaginava que era tanto assim para exigir essa maturidade.
    O título já sugere realmente o enredo.
    Obrigada, sua resenha me tirou umas dúvidas que eu tinha em relação a série.
    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  4. Uau, choquei Mah. Eu estou com medo de não gostar da série, a partir da leitura do primeiro livro, pelo que vi ele eh bem grande mas terei que dar chance, em breve lerei, e vou dizendo o que estou achando... Parabéns pela resenha! See ya!

    ResponderExcluir
  5. Oi Má!
    A série deve ser ótima, mas, no momento, eu não leria.
    Com tanto livro pra ler, estou deixando de lado séries muito longas, ainda mais quando o assunto nem me cativa tanto.
    Ainda mais se é necessário ter paciência pra ler hehe
    beijão!

    ResponderExcluir
  6. A série é maravilhosa e os personagens parece que foi escolhido a dedo, eu li livro primeiro,e achei bem fiel! Parabéns pela resenha! Ah e que concordo que maturidade e habito pra ler, são muitas informações e as vezes vc fica perdido!:D

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. omprei o livro e ainda não li pelo mesmo motivo da Aione Simões, tenho um monte de livros na frente e ele alem de ser grande, tem mais 2 sequências que são maiores ainda, estou sim com certa curiosidade, mas por enquanto vou lendo outros que são volume único.

    ResponderExcluir
  9. Então acho que esse livro é viciante já que no final ele nos levas aos outros volumes...

    Agora eu também acho que para ler esse livro deve ter paciência não só apenas pelo tamanho, mas como você escreveu Não é uma leitura rápida e nem dinâmica

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse é um dos livros que estão no topo da wishlist, sério!
    Eu tenho que comprar logo, só estava esperando uma promo, mas pelo jeito não vai ter nada tão cedo...
    Tenho que ler antes de sair a segunda temporada da série, que eu adoro! É muito boa, mas enfim, must read!
    Abraço! :)

    ResponderExcluir
  11. Resenha fantástica! Acho que foi a melhor sua, que já li.
    Beijos,
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Nossa,eu tinha muita curiosidade pra ler A Guerra dos tronos pq todo mundo fala bem mas ficava com preguiça de pegar pra le-lô por ser grande e não ser um genero q eu goste muito.Quando li,eu vi q esse livro é realmente bom e quando termina dá muita vontade de ler a continuação...No começo do livro fiquei perdida com tantos personagens mas depois fui me acostumando.
    Confesso q achei a parte do Jon e da Sansa os mais chatos e ADOREI a parte da Daenerys,Eddard e o Bram <3
    A Série tb é legal,fiel ao livro...não vejo a hora de ler A Fúria dos reis

    ResponderExcluir