As novas edições de O grande Gatsby

O clássico  "O grande Gatsby " de F. Scott Fitzgerald  irá estrear nos cinemas sua quinta adaptação em junho , dessa vez dirigida por Baz Luhrmann , traz Leonardo DiCaprio no papel principal e está deixando todo mundo boquiaberto com as canções que integram a trilha sonora , produzida por ninguém menos que Jay -Z. 


E claro que as editoras brasileiras estão ligadas no quanto esse filme antes mesmo do lançamento já está "dando o que falar" e a editora  Landmark e a LeYa já estão disputando no mercado quem tem a melhor edição. Confira abaixo as duas edições. 



Editora Landmark -  Considerado pela “Modern Library” como segundo melhor romance de língua inglesa do século XX, e por seu autor como ‘algo novo – algo extraordinário, belo e simples’ a EDITORA LANDMARK lança em uma exclusiva edição bilíngue de luxo, em capa dura, “O Grande Gatsby”, obra-prima do escritor norte- americano F. Scott Fitzgerald. Esta obra, uma das mais representativas do romance norte-americano, descreve a vida da alta sociedade, ambientado em Nova York e no litoral de Long Island, durante o verão de 1922, através de uma aguda reflexão crítica. Além de destacar brilhantemente uma sociedade obcecada por riqueza e status, o romance também apresenta os problemas da economia durante a Primeira Guerra Mundial, a proibição de bebidas alcoólicas, o aumento do crime organizado com o contrabando de bebidas, surgimento de novos milionários e a história de amor entre Jay Gatsby e Daisy. Jay Gatsby e Daisy se conhecem cinco anos antes do começo da história. Ela é uma bela jovem Louisiana e Gatsby um jovem oficial da marinha sem qualquer riqueza, ambos se apaixonam. Porém enquanto Gatsby cumpre seu dever como oficial na Primeira Guerra, Daisy se casa com o bruto, intolerante, mas milionário Tom Buchanan. Após o término da Guerra Gatsby se dedica inteiramente a reconquistar o amor de Daisy. Ele se empenha em fazer fortuna, por qualquer meio que seja, e se torna um milionário independente. Em seguida, compra uma mansão vizinha à mansão de Daisy e seu marido, promove muitas festas com esperança de que Daisy compareça a uma delas. Quando finalmente eles se encontram, acontecimentos trágicos são postos em movimento. A história é contada através dos olhos do amigo e vizinho onipresente de Gatsby, Nick Carraway, que mora em uma casa humilde próxima a mansão e se indaga sobre a exuberância, prepotência e falta de cultura das demais personagens.

Com destaque para o ritmo do Jazz da época, “O Grande Gatsby” inicialmente não se popularizou em sua primeira edição, mas nas edições subsequentes tornou-se um dos maiores sucessos de F. Scott Fitzgerald, principalmente, após a morte do autor, quando foi relançado e difundiu-se rapidamente. Hoje em dia, “O Grande Gatsby” é considerado o Grande Romance Americano e de leitura padrão em escolas e universidades de todo mundo sobre a literatura dos Estados Unidos.Foi adaptado seis vezes para o cinema, a primeira versão em 1926, estrelada por Warner Baxter e Lois Wilson (essa adaptação se perdeu e há apenas um trailer no arquivo nacional norte-americano). A versão mais popular é do diretor Jack Clayton, de 1974, com roteiro de Francis Coppola e tendo Robert Redford no papel principal. Em 2013 a mais recente versão produzida pela Warner Bros e dirigida pelo aclamado Baz Luhrmann, com estreia prevista para junho de 2013 nos cinemas brasileiros, tem os atores Leonardo Dicaprio (Jay Gatsby), Carey Mulligan (Daisy Buchanan), Tobey Maguire (Nick Carraway) e Joel Edgerton (Tom Buchanan) no elenco. Além das adaptações para o cinema, também foi adaptado para teatro, radio novelas, graphic novels, ballet e ópera, composta por John Harbison, cuja estreia ocorreu em 1999 pela New York Metropolitan Opera. - Compre pela Saraiva




Editora LeYa - O clássico de F. Scott Fitzgerald, “O grande Gastby”, é considerado um dos mais representativos do romance americano. A história se passa na Long Island dos anos 1920, com jovens belas e exóticas, muito álcool, jazz, elegância, glamour e, pairando sobre tudo, a certeza de que a vida é uma festa sem fim. Os Estados Unidos vivem o auge de sua era dourada. Numa época em que a moralidade era um item de pouco valor e a dura Lei Seca estava em vigor, Nick Carraway sai em busca do sonho americano: ser rico e poderoso. Recém-chegado ao Leste, junto com sua prima Daisy Buchanan, Nick é inserido no círculo – vicioso - de amizades do misterioso bon vivant Jay Gatsby. Aos poucos Nick vai descobrir os bastidores da vida dos ricos. Um universo de traição, mentiras, paixões proibidas, conspirações, rumores, solidão, loucura e morte. Uma trama que envolverá a todos numa rede de intrigas e da qual só alguns sairão ilesos. Afinal, quantos amigos o dinheiro pode comprar? - Compre pela Saraiva










                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário