Resenha: Morte Súbita - J.K Rowling


"Tudo tinha desmoronado. As coisas continuavam ali..." 
- J.K Rowling - Morte Súbita , página 42.

Se você quer ler Morte Súbita esperando encontrar algo de Harry Potter , esquece! Não tem nada de mágico em Pagford , muito pelo contrário , o novo livro da autora do bruxinho mais querido do mundo é um relato sobre os moradores de um vilarejo fictício no interior da Inglaterra, com conteúdo adulto , absurdamente realista e com uma grande proporção de drama. 

Barry Fairbrother tem uma morte súbita logo nas primeiras páginas e uma grande perspectiva de dor e comoção invade a cidade. Fato que se desenrola até mais ou menos metade do livro , a perda está lá igualmente como o fantasma do adorável senhor que deixou além do abalo  sua vaga no conselho, o que  trás á tona o interesse de outros personagens a substituir essa vaga. - incluindo aqueles que não adoravam tanto assim o falecido. 
Narrado em terceira pessoa , intercalando as  visões de tantos personagens é fácil logo de início que não ha mocinhos e mocinhas , muito menos vilões declarados na história. O enredo é potencialmente voltado para realidade e sua complexidade em todos os aspectos ,sejam eles sociais ou particular de cada personagem que integra o livro. - Cada um é caracterizado de uma maneira tão delicada e profunda que é impossível que ao desenvolver da leitura o leitor não se identificar e torcer pelo seu favorito ou odiar as atitudes que são tomadas. 
Não é um livro para todo mundo , não tem uma fluidez rápida em todos os momentos mas leva quem está lendo a pensar e refletir sobre a vida e onde ela o está levando. Existe uma grande tensão a cada fim de capitulo pois há cortes e você fica desesperado para saber o que vai acontecer e muitas vezes tem que se ler muitas páginas para acabar sendo frustrado, pois é assim que a vida é : diferente do que se idealiza. - Outro ponto forte é a abordagem adolescente que foi inserida no enredo, que particularmente desencadeia as melhores partes do livro, porque a autora descreve com tanta perfeição os fatos ,medos e desejos que o resultado nada mais é que uma leitura envolvente e precisamente forte. Fora a perspectiva de uma cidade pequena onde todo mundo acredita que se conhece.    
Sobre o desfecho posso dizer que é intrigante , embora eu tenha achado um pouco corrido e não me causou tanto impacto quanto algumas pessoas que leram disseram ter tido, é inteligente e joga em nossas mãos o peso de nossas escolhas. -  Até mesmo depois da morte. E deixa evidente que a cada descoberta , a cada dia e a cada ação as pessoas mudam , querendo elas ou não.

Autora: J.K Rowling 
Editora: Nova Fronteira
501 páginas

 *J.K Rowling transformou a música Umbrella da cantora Rihanna em um forte elemento dentro da história. - Mas eu não vou contar sobre o que se trata , vocês terão que ler e descobrir o quão brilhante a autora foi. 
               

12 comentários:

  1. Estou lendo o livro e tenho que concordar com você, pelos cortes, fazendo com que ficamos desesperados para saber que aconteceu com tal personagem ou que fim deu a tal situação. Gostei dos temas abardados no livro, é tudo muito real.

    http://way-2happiness.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Ma, e quero ler, já que não li Harry Potter, posso ler sem grandes expectativas! Vou esperar um preço legal e me jogar rsrsrs bjooo

    ResponderExcluir
  3. Tenho o livro e estou bem ansiosa para lê-lo. Apesar de ser fã de HP, estou empolgada com esse novo caminho realista e inclinado ao drama que a autora empreendeu com Morte Súbita. Gosto de livros densos e realistas, em que o bem e o mal nem sempre estão devidamente separados e distinguíveis. Creio que vou gostar da leitura. Aliás, não sabia disso da música Umbrella. Fiquei curiosa, mesmo não gostando da música nem da cantora hahaha.

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. Oi Má!
    Sou doida pra ler esse livro. Sendo JK, é leitura obrigatória!
    Não espero encontrar algo similar a HP e é por isso que tenho tanta curiosidade. Creio que eu vá gostar, adoro uma leitura reflexiva!
    BEijão!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, Má!
    Quero muito ver o que a JK, na questão policial, tem a oferecer para a gente. E espero que a leitura valha muito a pena, principalmente para alguém que ama tanto policial quanto eu, rs.

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  6. I have been surfіng on-line moгe than thгee hours as of late, yet I nevеr fоund any fasсinating artіcle like yours.

    It's beautiful worth enough for me. In my view, if all site owners and bloggers made just right content as you probably did, the net will likely be much more helpful than ever before.

    my weblog Www.allurehairandmakeup.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Pessoal!
    Saudade *00*
    Estou com o livro aqui em casa para ler já :)

    Comecei meu blog http://www.itmustache.blogspot.com.br/
    Vem me visitar!
    Abraços, sucesso

    ResponderExcluir
  8. Estou loooouca pra ler, mais ainda não tive oportunidade nem tempo.
    Peguei ele emprestando com o meu brother, e está ali na fila! =D
    Quem sabe em março.
    Beijos
    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Morte Súbita. Tia Jô fafadinha, colocou esse título pois os leitores vai tendo uma morte súbita a cada capítulo. Parabéns, Marcelo, adoreia resenha. :D

    ResponderExcluir
  10. hahaha, amei a idéia de colocar a música no final! Vou editar meu post pra colocar ela também :)

    Também fiz uma resenha do livro, confira em meu blog: http://donnaflaviaa.blogspot.com.br/2013/01/resenha-morte-subita.html

    Aguardo seu comentário *-*

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li, mas estou ansiosa para ver o essa nova J.K. preparou para nos surpreender, não sou muito fã de suspense.. sinto que vou ter um littleheartattack/ lendo.. rs
    Que versão linda instrumental de Umbrella, ficou divina!
    Não paro de vir aqui ouvir! <3 Adorei!

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir