Resenha : Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde


 

A jovem e romântica Marina Albertini resolveu pagar para ver o final de um história que muitos não levariam adiante. Uma história que desafiou a lógica, que todos chamaram de "loucura", mas que terminou com a união de duas almas que jamais se encontrariam, se tantos acontecimentos não se alinhassem perfeitamente, no tempo e na ordem corretos. Pois ela sabia apenas uma coisa era capaz de promover tal alinhamento: o Destino. E da força do Destino, ela jamais duvidou...


Eu fico admirada por livros que se assemelham a vida real. Ainda que a literatura e a imaginação não dependam e não tenham responsabilidade de serem realistas, às vezes precisamos de algo para comparar com a nossa vida, e ter certeza que contos de fadas não existem, mas finais felizes sim.
E este livro tem tudo isso: realidade, amor digno de conto de fadas e um final feliz.
A história emocionante é a história da vida de Marina Albertini que se lança contra o destino ao largar a vida no interior e o sonho dos pais de herdar a padaria da família para tentar a sorte em São Paulo e ser uma estilista famosa.
Quem aqui não é como a Marina? Desafiando o sonho dos outros para sonhar um sonho maior? Eu me identifiquei de primeira. Mas Marina não está sozinha, ela tem ao seu lado suas amigas Francesca e Thaís. Francesca tem uma filha, é atormentada pela ideia de voltar para o ex que não ama e que não a merece, apenas para não ficar sozinha. Quem aqui não foi Uma Francesca em algum momento? Quem nunca achou que o medo de ficar sozinha era maior do que o medo de ficar com a pessoa errada? A essa altura eu já era Marina e Francesca. Daí conhecemos Thaís, ela sonha em ser escritora e tudo que escreve faz parte do mundo que a cerca, o que a impede de ir em frente é a infelicidade de estar em um relacionamento sem futuro com Antônio. E pronto, eu já lia o livro como se eu estivesse dividida em três personagens diferentes.
A história ganha forma quando descobrimos que Marina trabalha numa Agência de Correios para sustentar sua faculdade, e sua colega de trabalho Dona Jane a aborda comentando que as pessoas não mandam cartas hoje em meio a tecnologia ( mas temos de admitir que o charme e o romantismo de uma carta escrita à mão nunca desaparecerão). E é aí que um fato muda tudo, e faz com que uma carta caia nas mãos de Marina, e que ela caia nos braços do destino.
O destino é um correspondente exigente, nunca fica sem respostas. E também nunca deixa extraviar uma carta.
Marina começa a se corresponder com uma pessoa fingindo ser outra, mas o amor não liga para identidades, liga para a intensidade dos sentimentos.
O diálogo e os acontecimentos durante o livro são tão reais, que você escuta as três amigas conversando como se fossem jovens que você conhece.
O livro tem trilha sonora, que faz com que os ambientes narrados se materializem em sua frente e você viva aquele momento não como leitor, mas como uma personagem espreitando uma história de amor.
No final, sua mão vai querer procurar um pedaço de papel para enviar como carta, escrevendo: "Obrigada Maurício, por ter criado esta história de amor linda!"


Por: Thayane Gaspar

3 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Thayane! Já li Ainda Não Te Disse Nada e amei! Esse livro é dotado de um sentimentalismo incrível! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thayane!
    Ah, esse é o meu favorito dele! Além de todo esse sentimento de realidade, que você tão bem descreveu, a história é tão singela, tão doce! É realmente linda!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por esse livro. Achei lindo demais e demais! Me apaixonei por tudo nele. O Maurício tem uma escrita maravilhosa. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir