Spoilers de sábado a noite | Refilmagens #1 - Terror


          Assim como as adaptações, as refilmagens podem destruir ou ficar a altura de seus originais. Cada vez mais, vem crescendo o número dessas refilmagens, nos levando até a indagar sobre a tênue linha entre homenagear um filme que gostou e a facilidade de se apostar em algo já consagrado, já realizado e apenas adaptar a sua mente.
          Eu sou apaixonada por histórias de terror desde pequena e acredito que seja o tema dos quais mais assisti até hoje. Gosto muito de analisar refilmagens assistindo em seguida ao original. Sendo assim as indicações de hoje são várias.
          O iluminado (1980) adaptado do suspense de Stephen King (1977)  por Stanley Kubrick, teve uma segunda versão lançada em 1997, e eu me lembro exatamente do dia em que loquei, não era sempre que saia um filme em duas fitas VHS. Por sem bem mais comprido, o filmes traz mais detalhes e até dá um final diferente para Jack, personagem que ao levar sua família para cuidar de um grande hotel assombrado durante o inverno e acaba sendo levado a loucura com os acontecimentos do hotel.


 
          Terror em Amityville (1979) foi o primeiro de uma série de filmes baseados no livro de Jay Anson. O filme de Stuart Rosenberg foi muito polêmico por se tratar de uma história real e teve sua segunda versão lançada em 2005, com Ryan reynolds no papel de Charlie, um padastro que enlouquece ao se mudarem para uma casa assombrada. Apesar de saberem que ali ocorreram alguns assassinatos, o casal nem imaginava que o mal naquela casa era muito mais antigo e poderoso. Qualquer semelhança é mera coincidência?


         Halloween (1978) de John Carpenter também teve uma longa lista de continuações e sua segunda versão foi lançada em 2007 por Rob Zombie. O filme conta a história de Michael Mayers, um garoto de dez anos com muito problemas familiares e de personalidade, combinação que o fez surtar em uma noite de Halloween, desde então, nada mais foi como antes. Gostei muito da atuação do garotinho, passando do rosto angelical para alguém vazio e sombrio, característica mais marcante desse vilão.


          Por último mas não menos importante, Cabo do medo (1991) dirigido por Martin Scorsese, aniversariante desse domingo 18.11, é refilmagem do Barreira do Medo (1962). Com Robert De Niro e Juliette Lewis que levaram indicações ao Oscar pelo clássico, o filme conta a história do também psicopata Max Cady, estuprador que ao terminar sua pena, sai da prisão com somente um desejo: Se vingar de seu ex-advogado, que omitiu importantes informações de seu caso, o colocando de vez na cadeia. Robert dá um show de loucura nesse filme, maluco pra ninguém botar defeito, diferente de Ryan Reynolds como Charlie, que faz o tipo maluco introspectivo, dominado pela força da casa em que estava. De qualquer maneira qualquer um deles, primeira ou segunda versão merecem ser vistos por você que gosta de um pouco de sangue, loucura e sobrenatural.

          QUAL REFILMAGEM VOCÊ MAIS GOSTOU? E QUAL VOCÊ ACHA TER ESTRAGADO O CLÁSSICO ANTERIOR?



Halloween (1978)

Halloween (2007)

O iluminado (1980)

O iluminado (1997)

Terror em Amityville (1979)

Horror em Amityville (2005)

Cabo do medo (1991)


3 comentários:

  1. Tbm sou muito fã de filmes de terror, adoro todos esses, só não assisti Cabo do Medo ainda, mas irei! Eu não tenho nenhuma refilmagem que odiei, mas achei o sexta feira 13 bem fraquinho!

    ResponderExcluir
  2. Ahh que delícia rever esses trailers de filmes que marcaram tanto pra mim! Seus posts dão vontade de apagar a luz do quarto e ir comer brigadeiro com uma pilha de filmes na minha frente! <3

    ResponderExcluir
  3. Compartilho do sentimento sobre o Sexta feira 13, o original é um dos meus filmes favoritos e acho que a refilmagem não ficou a altura!
    Babi <3 obrigada!!

    ResponderExcluir