Resenha: Um dia - David Nicholls



Um dia é um romance lento, a história é contada durante vinte anos. Lento, mas muito intenso. Episódios são narrados sempre no dia 15 de Julho, este dia marca uma tradição: se chover, choverá por não sei quantos dias; se fizer sol, teremos não sei quantos dias de sol. Mas e se você se apaixona no dia 15? Por quanto tempo teremos dias de amor?
Dexter e Emma se envolveram depois da formatura, com o futuro os seduzindo, interna e inconscientemente decidiram que o sentimento que envolveu os dois podia esperar. As possibilidades são sempre mais persuasivas que as escolhas.
Cada um vai para um lado, Dexter viaja pelo mundo e apesar de ver coisas maravilhosas, corresponde-se com Emma como se o maravilhoso ainda estivesse por vir. Emma estagna em sua vida, como se esperasse por alguma coisa, por alguém, ou pelo destino.

Este livro narra uma história de amizade que nasceu do amor, e não ao contrário. A vida dos personagens dá tantas reviravoltas que nós nos surpreendemos que aquele amor não tenha aflorado e que amizade não tenha se extinguido. Somos surpreendidos mesmo tendo a certeza que aqueles amigos vão e devem ficar juntos.
Dexter acha atalhos, Emma desvios. Mas estão na mesma estrada, só que cada um em um extremo.
E no meio disso, está o fim; durante, estão os reflexos de suas escolhas. E no destino final, está algo que não se parece com felicidade.
Este livro tem várias conotações pessoais para mim, a mais verdadeira é que o destino é mais traiçoeiro que amor. Não é?


Por : Thayane Gaspar.

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Thayane! Estou ansiosa para ler Um Dia! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Thayane, que perfeitos seus comentários!
    Poético, verdadeiro, intenso como o livro pede.
    Sou apaixonada pela história, pela forma com que foi construída, enfim, é uma obra incrível!
    E concordo, o destino pode ser bem traiçoeiro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thayane!
    Este livro é espetacular! E concordo plenamente com seus comentários (;

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já li o livro,e me apaixonei pela historia da Emma e do Dexter,o livro é realmente muito intenso,mas ao meu ver é ai q está tdo o encanto do liro,apesar q tinha momentos q eu só pensava "caramba,pq q esses dois não se entregam a essa amor q existe dentro deles?",e o final do livro foi realmente traiçoeiro,mas isso só retorna a realidade q nem tudo são rosas,e q por ora vc pode estar vivendo o seu melhor momento da vida,mas q isso pode acabar a qualquer momento,como foi o que ocorreu no livro
    Beijos (:

    ResponderExcluir
  5. Olha, não li o livro, só assisti ao filme e chorei de ódio (sim, me deu muita raiva mesmo!) o que aconteceu quase lá no final. Tenho o livro, mas o filme já serviu para me mostar que não vou gostar. Não exatamente isso, mas aquele acontecimento colocou tudo a perder. Foi triste, foi odioso rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não gosto de ler, mas esse livro foi um livro extremamente apaixonante, e se vc tivesse lido o livro primeiro e depois visto o filme vc teria surpresa do fim, beijos querida

      Excluir
  6. Oi querida, to com esse livro pra ler, mas nem...
    Mas pelo que vi é uma história bem envolvente, espero conseguir ler em 2013.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Estou amando os comentários! Obrigada! Espero vocês aqui de novo sexta-feira que vem! Comentem mais!!!

    ResponderExcluir