“Hasta la victoria, siempre” - Che Guevara


   Existem imagens que passam gerações. Imagens míticas, dirão, e, a maioria delas provém de fotografias históricas.Refiro-me particularmente a Che Guevara.
   Fez neste mês de Outubro, mais precisamente no dia 9, que Che, foi capturado e morto pelo exército boliviano, em La Higuera, no ano de 1967. Conta a história, que suas mãos foram amputadas e levadas para os EUA, a fim de confirmar a identidade do "principal inimigo do imperialismo norte-americano nas Américas". Os restos mortais de Che, foram encontrados em uma vala, somente em 29 de junho de 1997, com os demais seis guerrilheiros mortos no confronto.
   A figura de Che Guevara, passou de gerações em gerações e ainda hoje, a sua fotografia mais simbólica, a que foi tirada por Alberto Diaz (Korda), é universal, inspiradora sempre.
   Vem a propósito esta introdução sobre Che Guevara, porque, uma cópia do seu diário, com notas sobre a guerrilha que liderou na Bolívia, foi disponibilizada pela primeira vez na Internet, pelo pesquisador e jornalista boliviano, Carlos Soria Galvarro.
   É sem dúvida um documento histórico, uma viagem manuscrita por Che Guevara há 45 anos.Para quem se interessa por estas leituras , a cópia do Diário de Che Guevara, encontra-se disponivel no site www.chebolivia.org , onde também são divulgadas, algumas notas com esclarecimentos, para que uma pessoa possa entender melhor o que aconteceu naquela época.Uma leitura histórica, sobre a história contada por um dos seus mais conhecidos protagonistas, Che Guevara. 

Por : Ricardo Pocinho.

3 comentários:

  1. Nossa que bom Má, adoraria saber mais sobre ele,fiquei sem um livro que o governo mandou para a escola, queria muito ler, mas ninguém tinha pego apenas uma professora que se recusou em me emprestar,kkkkk, agora através de sua resenha vou saber mais, obrigada,bjos.

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Che e acho um exemplo a ser seguido, esta semana mesmo terminei de ler um livro que conta toda a história de sua vida com enfase em sua juventude.

    "Basta a vitória sempre"

    Abraço. Roberto* Colunista

    ResponderExcluir
  3. Oi Ricardo!
    A leitura deve ser muito interessante!
    Não conhecia alguns dos detalhes da vida do Che que você colocou, gostei do post!
    Beijos!

    ResponderExcluir