Halloween

No próximo dia 31 é nosso tão querido Halloween ou dia das bruxas, então olhos grudadinhos na tela que lá vem história! 





"Acredita-se que na passagem dessa noite, as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos e visitando a família que deixaram na terra."

A relação entre essa data e as bruxas, ocorreu na Idade Média quando havia a perseguição a homens e mulheres que eram considerados curandeiros. Os que fossem suspeitos dessa prática eram chamados de bruxos no sentido negativo. Como punição os mesmos eram levados ao julgamento e consequentemente a fogueira para serem queimados. Quando essa cultura foi levada aos Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses, povo de cultura celta ficou então conhecido como “Dia das Bruxas”.


O dia das bruxas hoje em dia foi perdendo aos poucos seus valores e verdadeiros significados, associando sempre os símbolos macabros como: bruxas, caveiras, morcegos, monstros, aranhas, gato preto, vampiros entre outros.

Como tradição principalmente americana as crianças participam desta festa se fantasiando e batem de porta em porta na vizinhança pedindo doces e guloseimas com a frase “trick or treat?”, ou seja, “doces ou travessuras?”. 


Se as pessoas responderem "doce” a pessoa tem que dar doces as crianças mas, se disserem "travessura" as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida.


No Brasil esta comemoração é mais recente e acontece devido à grande influência americana, principalmente pelos grandes veículos de comunicação. Os cursos de inglês também exercem significativa importância neste movimento no país para que haja uma vivência da cultura estrangeira pelos alunos e claro aquelas pessoas que assim como eu adoram uma boa festa cheia de coisinhas macabras.

Alguns brasileiros não concordam com a comemoração desta data no país dizendo que o Brasil tem um folclore muito rico e que não deve ser esquecido, ao contrário, deve se valorizado. Então, para isso, foi criado pelo governo o dia do Saci comemorado também em 31 de outubro desde 2005.



Segue uma listinha de filmes que são uma graça e tem como tema o Halloween e coisas macabras que eu super amei. Fica a dica!



Abracadabra

(Hocus Pocus, 1993) - Produzido pela Disney, o filme é um grande clássico do Halloween. A trama é focada na história de três bruxas, que ficaram trancadas em um livro por vários séculos até serem libertadas por três jovens, que visitam a casa das malvadas (exposta em uma espécie de museu) por uma simples travessura de Dia das Bruxas. Uma vez que as bruxas são libertadas, elas começam a unir crianças para poder atravessar o feriado e alcançar a juventude eterna, o que deve ser feito em menos de 24 horas.

Elvira, a rainha das trevas

Elvira (Cassandra Peterson) é a anfitriã de um programa de baixo orçamento sobre filmes de terror, mas tudo pode mudar quando ela herda da tia Morgana (Cassandra Peterson) uma velha mansão em Fallwell, Massachusetts, uma pequena cidade com apenas 1313 habitantes. Ela sonha em vender a casa e ir para Las Vegas, mas encontra dois sérios problemas: o primeiro são os adultos da cidade, que ficam espantados com o modo de como ela se veste e se comporta. Liderados por Chastity Pariah (Edie McClurg), eles fazem forte oposição à presença de Elvira na localidade. O segundo problema é Vincent Talbot (William Morgan Sheppard), um tio de Elvira que não herdou nada, mas deseja obter de qualquer maneira um "livro de receitas" que também foi herdado por Elvira, que dará a ele imensos poderes para fazer diversos tipos de bruxarias.

Edward Mãos de tesoura

Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma simples garota que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), um jovem que mora sozinha em um castelo abandonado no topo de uma montanha, ele foi criado por um inventor (Vicent Price), Edward era um robô e seu criador foi tornando – o humano, porém, o inventor morreu antes que pudesse dar mãos para ele, que possui lâminas afiadas no lugar delas. Isto o impede de se aproximar dos humanos, mas ao conhecer Peg ele descobre que pode se aproximar dos humanos e até descobre o amor. Porém, por ser muito inocente, Edward acaba sendo usado por alguns humanos.

O Aprendiz de Vampiro

O jovem Darren (Chris Massoglia) tem 16 anos e vivia como a maioria dos outros jovens de seu bairro. Ele saía com seu melhor amigo, tirava notas decentes e quase sempre ficava fora dos problemas. Mas quando ele e seu companheiro se deparam com um circo de horrores itinerante, as coisas começam a mudar. E é neste exato momento que um vampiro chamado Larten Crepskey (Jonh C Reilly) o transforma em algo, digamos, sedento por sangue.

O Estranho Mundo de Jack

Nesta obra-prima de Tim Burton, o diretor consegue reunir duas das mais famosas datas do mundo: o Halloween e o Natal. Jack é uma espécie de espectro que vive na cidade do Halloween. Cansado de sua rotina, ele parte em uma jornada e conhece a cidade do Natal, se encantando pelo clima, mas ainda incapaz de entender o verdadeiro valor da data.




Que tal montar aquela “house party” em casa e chamar toda a galera para celebrar o halloween em grande estilo? Pedir para galera trazer muitos doces, virem a caráter e fazer comidinhas macabras acompanhadas de bons filmes de terror?

Pessoal vocês tem costume de comemorar o Halloween ou já comemoraram? Me contem as experiências ;]

Boa semana a todos, até a próxima quinta e um feliz Halloween a todos com muitas travessuras e gostosuras!

Trick or Treat?



Roberto Filho*
Me sigam no instagram : RobertoMagia


2 comentários:

  1. Oi Roberto!
    Gostei do post porque adoro o Halloween!
    De fato, a questão de valorizar uma cultura que não é nossa é válida, mas as vezes acho que podemos conceder exceções, principalmente nesses casos tão divertidos.
    Não fazia ideia de que dia 31 era dia do Saci! Sei que seria aniversário do Drummond nesse dia, também.
    Adoro Abracadabra!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Que ótimo saber que gostou do post menina e fiz especialmente para vocês que assim como eu ama coisinhas macabras haha
    Realmente acho super válido a questão de abrir uma exceção para culturas do mundo, porém, não podemos perder nossos valores como bons cidadãos Brasileiros.
    Abracadabra super beijo!

    ResponderExcluir