Resenha: P.S. Eu Te Amo – Cecelia Ahern



“P.S Eu te amo, Holly, e sei que você me ama. Você não precisa de minhas coisas para se lembrar de mim, não precisa guardá-las como prova de que eu existi ou de que ainda existo em sua mente. Não precisa vestir minhas blusas para me sentir perto; já estou aí... sempre abraçando você.”
Cecelia Ahern – P.S. Eu Te Amo, página 101.


Autora: Cecilia Ahern
Editora: Novo Conceito
368 páginas
Nota 10/10

Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de um amor interrompido pela morte com muita sutileza e mantém a perspectiva fúnebre presente sem que o livro se torne um grande e terrível drama, oscilando entre o romance, a tristeza e a dificuldade em que Holly tem para seguir sua vida, a autora consegue que seu enredo seja próximo da realidade em que vivemos e nos leve as lágrimas em inúmeras paginas.
O fluxo de leitura é inebriante, é impossível largar! – O livro é tão bom que não conseguia ir dormir porque queria ler mais e mais. As páginas voam e os personagens são todos carregados da complexidade humana e problemas sejam eles: sociais, sentimentais ou familiares. As descrições são feitas na medida certa e por toda a trama, muito equilibrada por sinal, existe muitas vezes, até mesmo de forma implícita o sentimento doloroso de perda, cujo leitor sente nos pequenos detalhes.
O desfecho é tão simples e brilhante, que chega a causar no leitor aquele sentimento de choro engasgado na garganta e o leva a refletir e ficar com a história na cabeça até mesmo depois de ler a última página.
Não espere que seja idêntico ao filme, pois não é! É bem diferente, mas não consigo classificar qual dois é melhor. Ambos contêm a mesma essência e temos que compreender que nunca um filme estará 100% idêntico à obra original. 



20 comentários:

  1. Sou completamente apaixonada pelo livro! Ele é mesmo maravilhoso, perfeito, viciante e tudo de bom!
    Vi o filme depois de ter lido e, mesmo assim, eu amo os dois! São completamente diferentes, como você disse, mas ambos incríveis!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que PS eu te amo é uma paixão indescritível para mim... Apesar que TODA vez que assisto eu choro... (não eu não sou problemática, carente talvez mas normal) ahuahuahuahau
    O livro está na minha fila gigante de livros.... um dia eu vou lê-lo e é FATO que vou chorar ahuhauhauhauahu

    Beijãooo Mah...
    Lylu

    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. P.S: Momento que eu fiquei vários segundos parada olhando o gif, só por causa do Gerard-Maravilhoso-TudoDeBom-Perfeito-Buttler...

    ResponderExcluir
  4. ainda não li o livro,e nem assisti o filme :/ mas a minhas amigas disseram q é lindo,e a sua resenha como sempre esta maravilhosa e só fez aumentar mais a vontade de ler!
    beijos (:

    ResponderExcluir
  5. O que falar desse livro né?! Me apaixonei pelo filme e com toda certeza irei me apaixonar pelo livro. Acho a história linda, emocionante e de chorar de chorar rs...
    Quero muito mesmo ler o livro, espero ganhá-lo aqui rs... sorte pra mim :D

    Parabéns pela linda resenha, adorei.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não assisti o filme, mas estou querendo muito ler o livro que parece ser realmente emocionante, ainda bem que eu não sou muito chorona, se bem que ultimamente, não sei o que anda acontecendo, chorei no final de A última carta de amor e de Um mundo brilhante também. Mas eu adoro histórias tristes desde que não sejam melodramáticas e acho que é esse o caso, é uma história de superação da dor da perda e eu gosto muito desse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  7. Eu ganhei ele na promo da Novo Conceito que bom que vcs Aione e Marcelo ) gostaram , fiquei agora ansiosa pra ler logo, ainda não chegou.
    Bjs Má qdo puder dá uma espiadinha no meu blog! ihihi rs

    ResponderExcluir
  8. Oie!!
    sou louca no filme, é lindo demais, pensei que o livro seria quase que idêntico, mas agora fiquei curiosa pra saber qual a diferença entre eles rs É tão intenso, tão cheio de sentimento, aiai..

    P.S: Momento que eu fiquei vários segundos parada olhando o gif, só por causa do Gerard-Maravilhoso-TudoDeBom-Perfeito-Buttler...[2]

    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Leitura mais que obrigatória pra quem adora romances românticos. isso sim é gostar de uma leitura, mostrou tudo isso na resenha, parabéns mah

    ResponderExcluir
  10. Adorei o filme, o livro deve ser muito bom tbm .. Quero muito ler *-*

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Eu ja vi o filme e gostei muito apesar que eu acho triste.
    mas tenho muito curiosidade de ler o livro e saber como e o outro lado de uma mesm historia.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu não vi o filme, não que me recorde e nem me lembro se li algumas resenhas do livro, mas creio que a sua resenha me fez fica ansiosa pela leitura.

    ResponderExcluir
  13. Acreditam que ainda não li o livro nem vi o filme? Mas é uma das minhas metas, pois parece ser lindo lindo lindo! Estou na torcida para ganhar o livro!

    ResponderExcluir
  14. Essa história é linda, comovente, uma das melhores que já li, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler este livro. Eu vi o filme a dorei, mas todas as experiencias que tive em livro-filme, o livro sempre ganhou. Acho que o livro por ser mais detalhista pra você imaginar o cenário em que a cena ocorre, faz com que quase na maioria das vezes seja melhor que o filme.

    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  16. Que linda resenha, Marcelo! Eu ainda não vi o filme e nem li o livro, mas estou com muita vontade! Imagino que deva ser cheio de passagens comoventes, mas bonitas, daquelas que realmente se fixam em nossa memória. Ah! Adorei a gif!

    ResponderExcluir
  17. Vi o filme e amei!

    Quero muito ler esse livro e me emocionar com Holly e Gery

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro... Tipo, muito mesmo!
    Tá todo mundo comentando e a minha vontade aumenta cada vez mais.
    A sua resenha está muito boa!
    Conheci o blog recentemente e estou adorando! =D
    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Está aí, até hoje não sei porque não tenho esse livro. rsrs Por consequência, nunca tive coragem para assistir o filme e não foi por falta de oportunidade, mas sim porque detesto ver o filme antes de ler o livro. Como ainda não li, prefiro esperar para ver o filme depois. Mas, é bom saber que ambos contêm a mesma essência (apesar de não serem idênticos - nunca é, na verdade).
    Enfim, espero ser a contemplada com essa linda história de amor que, aliás, são as minhas preferidas. <3
    Ansiosa! :)

    ResponderExcluir