Resenha: Jogador n°1 – Ernest Cline




“Você deve estar pensando o que vai acontecer em sua vida. Fácil. A mesma coisa que vai acontecer com você já aconteceu com todos os outros seres humanos que já viveram. Você vai morrer. Todos morreremos. É assim que as coisas são.”
Ernest Cline -  Jogador n°1 , página 27.


Autor: Ernest Cline
Editora: LeYa
464 páginas
Nota: 7/10

O primeiro livro de Ernest Cline une uma corrida ao ouro no mais moderno sentido: dentro de um videogame , cujo enredo se revela no modo “carregando...” por tempo demais , o que torna o livro cansativo , embora seja impossível não querer saber como será o “Game Over”.
Narrado em primeira pessoa, por Wade – um garoto órfão, em pleno 2044, onde o mundo se rendeu a uma realidade virtual, o tão amado OASIS. Lugar no qual Halliday – um grande empresário do mundo dos games escondeu chaves que dão acesso a um “ovo”, cujo prêmio é toda sua herança, avaliada em milhões de dólares.
O grande problema é que ao criar essa caçada ao “ovo”, o autor utiliza o passado para dar base ao enredo, todas as pessoas começam a viver praticamente os anos 80 outra vez e isso se torna contraditório e faz com que o futuro criado por Cline seja apenas um leve plano de fundo para se aprofundar em toda a cultura que fora explorada no passado.
A crítica social imposta é razoável e aborda o fato de pessoas deixaram de viver a realidade e ser acomodarem no perigoso mundo virtual, onde você pode ser e ter o que quiser. Unindo uma distopia quase imperceptível, mas que quando se é ativa transforma o livro em uma grande obra, munida de misto de aventura, suspense e ação, prendendo o leitor.
Há espaço para um romance e reflexões sobre a vida e o que realmente vale a pena, pois nem sempre pensamos nas consequências de nossos atos e no caso Wade se vê em uma enrascada ao se tornar o jogador n°1.
O fluxo de leitura é lento, o livro tem uma qualidade mediana, mas deve ser lido, com calma e sem muitas expectativas para ser apreciado e compreendido da maneira correta.

3 comentários:

  1. Uhm... Parece ter um bom potencial, mas, por enquanto, eu dispenso!
    Beijão querido!

    ResponderExcluir
  2. Hum... Parece ser uma boa leitura. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Mah, não esperava que fosse assim, não sei se terei um ritmo lento pra ler esse livro, pareceu-me chato, mas vou ler de qualquer forma.

    ResponderExcluir