Minhas Impressões : Um dia ( O filme )


Oi galera , estou passando por uma crise criativa e por mais que eu me esforce , assistia milhares de filmes, leia e etc... Simplesmente não sai nada. Faz um tempo que o blog  é apenas atualizado com resenhas e “posts prontos” sobre as últimas novidades literárias. Então resolvi escrever de uma maneira nova, não sei se vocês vão gostar, e eu peço que sejam sinceros e digam com carinho que o texto a seguir ficou uma porcaria. Vou procurar seguir uma forma de escrita mais intimista, mas não poética e intensa como acontece nos devaneios, não confundam!



Hoje vou falar sobre o filme: Um dia. O livro foi uma das minhas  maiores decepções de 2011, eu tinha uma história completamente diferente em mente, algo que me faria suspirar e me deixar “de cama”, algo inebriante, mas confesso que “quebrei a cara” e encontrei uma história não muito longe da realidade, um enredo formado por dois jovens recém-formados da faculdade em busca de seus destinos e com um sentimento comum entre ambos: amor.
Não tive paciência quando assisti ao filme pela primeira vez, nem Anne Hathaway conseguiu me segurar e eu acabei não vendo muitas partes, ou seja, eu tinha desistido de tudo aquilo e faria parte do seleto grupo de pessoas que não gostaram do livro e muito menos do filme.
O tempo passou, a ansiedade e as expectativas se foram, e eu sou o tipo de pessoa que preciso de um tempo para assimilar quase tudo na vida.  E então depois de tanta recusa resolvo rever o filme e o que acontece? Percebo enfim que por mais que haja falhas, a adaptação cinematográfica do grande sucesso escrito por David Nicholls é um misto de doce/amargo que muitas vezes produzimos por medo. – Medo de se jogar em um relacionamento que talvez não dure para sempre ou medo de que amar não seja o bastante para a pessoa em que você deseja entregar todo esse sentimento. E na obra em questão parece que Dex e Emma se amam desde o momento em que há o primeiro contato. É como várias faíscas tentado se agruparem novamente, mas o fato de não haver estabilidade ou mesmo segurança preferem mascarar todo esse amor em formato de amizade , uma amizade que em nenhum momento pode ser classificada como puramente inocente , existe o desejo carnal muito menos explicito do que o desejo de que essa relação se mantenha firme o que acaba transformando tudo isso em uma inclinação romanticamente trágica, cujo conteúdo me fez chorar feito um bobo na madrugada em que assistia ao filme.
A atuação do elenco é boa, não é forçada.  O casal de protagonistas tem “química”.  Os sentimentos, os dramas pessoais e familiares e as frustações são muito bem colocados levando o telespectador a refletir. Infelizmente a trilha sonora é quase impercebível e o filme todo tem um clima e uma fotografia sutilmente romântica que se contrasta com um desfecho que até agora creio eu: poderia ter sido ainda melhor.
Vou dar uma segunda chance ao livro em breve, quem sabe eu me surpreenda e compreenda. Temos que esperar o momento certo das coisas acontecerem e isso não é diferente quanto a livros ou filmes. Acho que estou começando a aprender o que me dizem tanto: esperar.

  • Gênero: Romance
  • Duração: 107 min.
  • Origem: Estados Unidos
  • Direção: Lone Scherfig
  • Roteiro: David Nicholls
  • Distribuidora: Paramount Pictures
  • Censura: 12 anos
  • Ano: 2011

13 comentários:

  1. Não faz muito tempo q eu li o livro,mas em geral eu gostei dele,só o final q me decepcionou um pouco,quando a emma morre.
    Ainda não tive a oportunidade de assistir o filme,mas pelo trailer já deu pra perceber q deve ser bom,pretendo assistir o mais rápido q puder!!
    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive oportunidade de ler o livro mas assisti o filme.
    Gostei do começo,os atores realmente tiveram quimica porém não gostei. Achei o final óbvio demais,já esperava a morte de um deles.

    ResponderExcluir
  3. Oi Má!
    Como eu te disse, amei o post, achei que ficou muito natural e muito sua cara!
    Amo o livro e amo o filme, achei linda a adaptação!
    BEijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi Má!
    Eu ainda não li o livro, mas adorei o filme e tb chorei que nem uma boba (não, chorei que nem bebê mesmo rsrs). Me encantei com a história e com a simplicidade como ela foi contada. Fico feliz que vc tenha dado outra chance ao filme e tenha gostado. Espero que acabe gostando do livro tb rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo!
    Como alguns aqui, eu não li o livro, quando vi o filme, devido aquele zum zum zum gerado pelo livro e posteriormente pelo filme, eu achei que iria ser um filme ótimo. Achei muito bom, mas confesso que esperei um ótimo rs..talvez o Dex tenha contribuído para isso. Muitas vezes o achei egoísta. Eu gostei da Ema, mas o Dex em muitas partes não me desceu rs, principalmente no meio do filme. Gostei do início e fim,q ue por sinal, eu também chorei, foi vem inusitado. Se eu penso em ler o livro? sim, mas nada urgente.Adorei as locações do filme.

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oi Má.
    Ás vezes isso acontece mesmo,confesso que o livro não foi tudo aquilo que eu esperava também, eu até gostei mas ao mesmo tempo me decepcionou um pouco,porém no fim valeu a pena lê-lo.Quanto ao filme ainda não assisti,mas irei.Espero que me agrade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Tenho o livro, mas ainda não li. O filme eu já assisti e gostei.
    Essa relação de não saber se deve se entregar a essa paixão é muito legal. Não sei se no lugar de Emma eu daria uma chance ao Dex por causa do jeito dele.
    Eu não esperava que o final fosse desse jeito, mas gostei. Talvez pudesse ser um pouco melhor, mas mesmo assim foi legal.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não vi o filme nem li o livro. :D

    Acho que seria legal. :)

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcelo,
    Gostei do seu texto, ficou muito bom!
    Eu ainda não assisti esse filme, mas vou ver em breve ;)
    Obrigada pelo comentário lá no blog, volte sempre :)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  10. Eu sou suspeita para falar dessa historia porque eu realmente AMO o livro e AMO o filme é uma das minhas histórias favoritas! Sua resenha ficou muito boa parabéns! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog,muito bom mesmo.
    Gostaria de divulgar suas postagens no meu Portal?
    É o Portal de Blogs Teia, um portal só de blogs,é rápido, fácil e grátis.
    Espero você lá.
    Até mais

    ResponderExcluir
  12. O que eu mais gostei do livro foi a semelhança com a realidade!!
    E deu pra dar boas risadas.

    O final do livro assim como a vida é imprevisivel!
    Ameeeeeei

    ResponderExcluir