Resenha: Garotas de vidro - Laurie Halse Anderson



“Todo mundo tem medo de falar sobre aquilo que nos observa fixamente na escuridão.”
Laurie Halse Anderson – Garotas de vidro, página 21.



Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
272 páginas

Sinopse - “Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”


Garotas de vidro não é um livro que transpasse algo sobrenatural como se é esperado. O livro fala de realidade, uma dura realidade vivida por milhares de adolescentes espalhados pelo mundo. Com uma escrita quase que lírica a autora desdobra os devaneios e suplicas de uma protagonista com distúrbios alimentares, onde o fundo do poço parece cada vez mais próximo.
O livro que tem um enredo cujo objetivo é expor mais dentro do que fora , é narrado em primeira pessoa e temos acesso aos pensamentos de Lia. – Uma garota que acaba de perder sua melhor amiga e não dá o braço a torcer quanto a desistir de uma perigosa aposta: Ser magra ao ponto de ser vazia por dentro.
A autora consegue unir todos os pontos que atiçam o foco da doença em um clima de suspense até ser revelada a causa da morte de Cassie e nesse meio tempo vai se construindo um cenário que obriga a protagonista a se consumir aos poucos, abordando os motivos da doença nisso ela inclui os problemas familiares como: separação e a troca dos momentos conjuntos pela profissão. Sem contar a dificuldade de ver o que se realmente é.
O ritmo da leitura não flui rapidamente, porque por mais que o leitor queira saber o que vai acontecer é impossível não se emocionar e começar a refletir, justamente se o que está sendo lido não seja algo tão distante de você, porque realmente não é!  O livro trata daquele defeito que temos e resistimos em tentar esconder, afinal de contas é mais fácil culpar as outras pessoas pelo nosso fracasso, além de se manter frustrado diante dos medos que nos assombram.
Uma leitura forte, sombria, em certos momentos poeticamente dramáticos, intricados por uma trama que o desfecho alerta para a dor, mas mostra que quem faz essa escolha somos nós mesmos.

Nota 9 ! 

11 comentários:

  1. Jurava que, pela resenha, sua nota seria 10.
    Estou animadíssima para ler este livro. Está na minha lista de leituras do mês de Junho de tanta curiosidade que eu tenho, rs.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a leitura demora pra fluir , ai não dei 10 por esse motivo :)

      Excluir
  2. Oi, Marcelo!!

    Gostei muito da sua resenha... Começo a ler esse livro amanhã e estou ansiosa. Parece ser muito bom e a temática é totalmente diferente do que estamos acostumados a ver por aí.
    Acho que esse assunto vai me emocionar bastante... Veremos.
    Só não gostei da parte q vc diz que a leitura não flui rapidamente... Estou desesperada com a minha meta de leituras. rsrsrs

    Beijos, Ká!!!
    http://www.booklanding.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é , somos dois ! tenho uns 100 livros pra ler !

      Excluir
  3. Opa!
    Ainda não li esse livro, mais vi alguns comentários.
    Boa resenha.

    Beeijos :*
    Natalia . www.musicaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essa é a primeira resenha que leio do livro, e já conseguiu me conquistar! Quando vi a sinopse e capa a algum tempo antes não conseguia me cativar... Sua resenha me mostrou ótimos ponto do livro! Beijos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  5. Essa é a primeira resenha que leio do livro, e já conseguiu me conquistar! Quando vi a sinopse e capa a algum tempo antes não conseguia me cativar... Sua resenha me mostrou ótimos ponto do livro! Beijos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Marcelo! Estou ansiosa para ler Garotas de Vidro! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Eu vendo a capa imaginei outra coisa antes de ler a sinopse e a resenha. Creio que esse tema é bom ser abortado nos livros porque muita vezes a pessoa tenta ajudar uma amiga e ela não acaba vendo obvio e sei que tem um monte de coisa por trás dessa 'doença'. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  8. Má, eu super achei que o livro fosse sobrenatural, também.
    Mas eu gostei muito mais de ver que é tão real assim! Além de tudo, parece ter um suspense que eu não imaginava encontrar!
    Estou MUITO curiosa pra fazer essa leitura ;)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Comentei minha opinião no correio quando mostrei esse livro e volto a dizer que acho o tema escolhido muito atrativo e original, por não vermos muitos enredos desse por aí. Acho que é importante termos uma obra que chegue aos jovens e trate de um assunto que atualmente atinge tantos desses jovens. Imagino mesmo que seja uma história que emocione e faz o leitor refletir.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir