Resenha: Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

"Pisca ,Pisca ,morceguinho! / Pena que seja ceguinho!"
Lewis Carroll - Alice no País das Maravilhas , página 84.



Autor: Lewis Carroll 
Editora: Martin Claret 
146 Páginas
Compare e Compre
Nota 8 / 10

Sinopse- Ao seguir um coelho apressado, Alice cai num buraco que, mais tarde, ela descobrirá ser uma passagem para o País das Maravilhas. Tudo fica esquisito desde então: Alice conhece um gato muito diferente, uma lagarta sábia, um chapeleiro maluco, entre outros personagens que a introduzem em uma realidade complexa e enigmática. De Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas é um livro repleto de fantasias oníricas e lúdicas, que provocam o leitor e ocultam questionamentos de todo tipo: lógicos, semânticos, políticos, psicológicos. Não é apenas uma leitura para crianças, mas uma viagem ao mundo do subconsciente que pode ser travada também por adultos que não temam adentrar as veredas nebulosas da mente.

      Vocês já devem estar cansados de ouvir falar desse clássico da literatura , pois é , mas no entanto ainda existem pessoas, como eu, que resistem á não se jogar nesse vasto e encantado mundo clássico. - Não por serem livros "velhos" , mas porque muitas vezes a leitura é complicada e traduzida de uma maneira não muito boa. Enfim , cada vez mais você vai adiando e acaba não lendo.
      
     Porém em Alice no País das Maravilhas encontramos uma história tão doce e fácil de ser lida , cujo desenvolvimento pode ser confundido com a "modinha" sobrenatural atual , embora algumas coisas não terem sentido algum , é uma leitura mais do que obrigatória aos leitores que ficam com o "medo" de ler grandes obras".
     Alice é uma garota que cai em um buraco e não imagina que o País das Maravilhas pode ser tão belo quanto cruel. Narrado em terceira pessoa , o livro mantém uma leitura fluida e de fácil compreensão. Com personagens lúdicos e marcantes o autor vai desenrolando sua trama por um caminho sem saída , no qual aparenta que mais cedo ou mais tarde sua protagonista entrará em uma grande encrenca. 
  Um livro que fala sobre sonhos e pesadelos nos quais nós mesmos criamos. Recomendadíssimo.  
        


                                         


16 comentários:

  1. Adoro Alice no pais da maravilhas, com certeza o livro deve ser ótimo como o filme .. ansiosa pra ler (:

    ResponderExcluir
  2. Alice no País das Maravilhas e A Encantada foram as unicas historias que conseguir acompanhar depois de já estar velha. Eu já tinha assistido ao filme e o personagem que mais marcou foi o Chapeleiro Maluco sem duvidas, ele é divertido, muito engraçado.
    Após Alice cair no País das Maravilhas encontramos em um subconsciente onde tudo parece ser tão real, realmente nos encanta.

    ResponderExcluir
  3. Pois eu sou louca por clássicos e conheço bem essa história. Eu tinha um exemplar de uma coleção infanto-juvenil, se não me engano era da Abril cultural e li esse livro mais de uma vez quando tinha uns dez anos. Essa edição da Martin Claret é linda e eu certamente gostaria muito de lê-la.

    ResponderExcluir
  4. Oi Má!
    Sou doida pra ler esse livro! Eu quero ler muitos clássicos, porque acho que são leituras muito válidas, e Alie está entre eles. Creio não ter compreendido tão bem a história vendo o desenho, então quero ver o que vou captar da leitura, que deve ser bem mais profunda, além de que hoje eu tenho uma visão que não tinha quando criança hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Má!
    Não faz atualmente meu estilo de leitura, mas já me divertiu muito quando mais nova. Estou doida para assistir a versão recente que fizeram do filme... Até hoje não tive tempo.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  6. gosto de alice no pais das maravilhas desde quando era pequena,adorava assistir o filme,e quando lançou a versão nova eu tbm não perdi tempo,assisti o mais rápido q possível,tdo bem q a versão nova mudou bastante coisas,mas bem,é apaixonante o filme!
    e por mais q eu goste de alice no pais das maravilhas nunca tive a oportunidade de ler,vou esperar sair o resultado da promoção,e msmo se não ganhar o livro,pegarei emprestado na biblioteca da minha cidade,a proposito, ótima resenha! (:

    ResponderExcluir
  7. Bem... Estou louca para conseguir esse livro, mas sem dinheiro... Acho que por fazer parte da minha juventude em filmes e desenhos creio que o livro seria mais uma fonte para saber mais sobre a trama. Sempre quis ler esse livro.

    Beijos e sorte!

    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  8. Este livro foi um dos primeiros que tive na vida, então tenho um carinho muito especial por Alice no país das maravilhas. Já há algum tempo venho pensando em lê-lo mais uma vez. Quanto a essa edição mostrada no seu post, tenho que dizer que a capa é muito fofa, bem caprichada. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Que não conhece a história de Alice no País das maravilhas! Rever sua história é reviver momentos inesquecíeis. Acho que na fase adulta vibramos mais e conseguimos ver com outros olhos.
    Muito boa a sua resenha e Parabéns pelo blog que está de arrasar.

    Beijos
    Irene

    ResponderExcluir
  10. Como é bom ler, e relembrar da infância. Bons momentos. Parabéns pela Resenha!!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Clássica história de Alice, eu adoro. Eu não vi o novo filme e o livro também nunca li e tenho vontade de conhecer.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adoro Alice. Li muito o livro na minha infância. A capa deste livro é bem diferente, não curti muito.

    ResponderExcluir
  13. Vi o desenho, o filme, li o livro e joguei um jogo da Alice.

    Amo muito essa personagem pois me identifico muito com ela.

    Os sonhos dela são tão reais que acabam se misturando com sua vida.

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  14. adoroo o filme , o livro deve ser simplesmente espetacular

    ResponderExcluir
  15. Amo o livro, todas as versões do filme... enfim, é demais!!

    ResponderExcluir
  16. ESSE LIVRO TRABALHO COM ELE NA ESCOLA FOI MUITO BOM TER CONHECIDO ESSA HISTORIA PELA LEITURA POIS JA AVIA VISTO PELO FILME, ADOREI CHEPLEIRO MALUKO FOI UM PERSONAGEM EM QUE ME ENSPIREI A GOSTAR DA LEITURA.
    PARABENS AOS CRIADORES DESSE LIVRO!!

    ResponderExcluir