Resenha: Delírio - Lauren Oliver


“Ás vezes sinto que se simplesmente ficasse observando o mundo, simplesmente ficasse quieta e deixasse o mundo existir, ás vezes, juro que, por apenas um segundo, o tempo congela e o mundo para. Apenas por um segundo. E se de alguma forma fosse possível dar um jeito de viver naquele segundo, eu viveria para sempre.”
Lauren Oliver – Delírio, página 125.


Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
342 páginas

Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Depois de muita espera podemos então conferir o que nos aguarda em Delírio. O livro que até então era um dos mais esperados. E posso adiantar que a leitura é daquelas que doem e o faz desejar ardentemente contrair a pior de todas as doenças: Deliria. – Atualmente conhecido como “amor”.
Lauren Oliver é corajosa e se joga no mundo distópico e cria uma perspectiva agoniante entre um jovem casal, cujo desejo é viver um amor mais do que proibido, um sentimento considerado como uma doença pelo governo e as consequências claro não poderiam ser piores.
Narrado em primeira pessoa por Lena o enredo se desenrola com certa leveza e sem muita agilidade quanto aos acontecimentos que tornam o livro uma grande bomba relógio. Os sentimentos são bem caracterizados principalmente da protagonista que insiste em ser paranoica em algumas partes e acaba contribuindo para que suas vontades se tornem ainda mais profanas.
O romance é ponto central da história, por mais que haja milhares de segredos jogados durante a leitura dando um ar de mistério, é Lena e Alex o sabor agridoce que leva o leitor ao delírio.  Os dois são irresistíveis juntos e o fato de não poderem se amar é completamente injusto e irrevogável pelo menos para as outras pessoas já curadas. O desfecho é desesperador e grita por uma continuação.
Interessante e fortemente critico: Delírio é o começo de uma série na qual ainda vamos ouvir muito falar e pelo momento literário em que presenciamos é possível que se torne outra grande febre juvenil.
É fantástico a autora ter colocado o amor como um mal humanitário, afinal de contas isso não se distancia tanto da nossa realidade, ás vezes amar é tão perigoso quanto viver. E a necessidade de vivenciar esse sentimento nos leva a cometer loucuras.
Nota 8 ! 


9 comentários:

  1. Olá,

    Estou louca para ler este livro, ainda não tive tempo - ou dinheiro - para comprá-lo, mas pretendo fazer isso em breve, pois, quanto mais resenhas eu leio mais vontade tenho de conhecer esta distopia. Sou fã da Lauren desde Antes que eu Vá que foi perfeitamente escrito, acredito que vou gostar ainda mais deste.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. O livro é bem interessante. Não li ainda nenhum livro da autora, mas espero ler em breve.

    Agradeço a visita feita ao blog e seu belo comentário, obrigada!
    “Para você na Páscoa: Que a alegria da ressurreição de Cristo esteja em seu coração hoje e sempre e que seja muito FELIZ!
    Que DEUS abençoe o seu dia de Páscoa e todos os dias de sua vida!!!!!!”
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O tema é sempre atual e muito instigante...nas proibições é que o ser humano evolui para transgredí-las

    ResponderExcluir
  4. A única vez que ouvi falar desse livro, foi por você mesmo pelo Twitter, Mah!

    e nem tinha idéia do que se tratava, confesso.

    Mas pela história, gostei bastante da premissa e de como você colocou os dados e a sua crítica. Parece ser bem interessante!

    Entraria para a lista dos meus desejados.

    Bjinhus, Sa
    http://mundo-sa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Distopia está cada vez mais na moda no mundo literário e esse é mais um dos livros que quero muito ler! Tenho ele aqui em inglês, mas cadê o tempo?

    Feliz Páscoa!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Má, tudo bem? AHHH eu estou louca para ler esse livro, ele é meu desejo literário do momento. Eu acho que a forma como a autora colocou o amor - como uma doença, é incrível, o livro deve ser mega envolvente.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  7. livros distopicos estão sendo minha leitura favorita no momento, NAO VEJO A HORAAA de ler Delírio *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi, Má!!

    Eu gostei muito de Delirium e não vejo a hora de ler Pandemonium... Eu dei 4 estrelas pq achei o livro um pouco difícil de cativar no começo e a Lena é muito chata.
    E aquele final??? Quando estava lendo começou a tocar aquela música do Aerosmith, de Amargedon, sabe?! Lágrimas na certa... kkkkkkkk
    Tbm acho que essa realidade não se distancia da nossa... O amor pode criar, mas tbm destruir. Pensei mto em como seria viver desse jeito.

    Beijos, Ká!

    ResponderExcluir