Resenha: Bela Maldade – Rebecca James

Autora: Rebecca James
Editora: Intrínseca
304 páginas


Sinopse: Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade. No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel. Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada...


“E você não deve nunca, nunca, se sentir culpada por ser feliz.”
Rebecca James – Bela Maldade, página 260.




Narrado em primeira pessoa e intercalando: presente, passado e pretérito mais que perfeito; Rebecca desenvolve um enredo com um início confuso, mas um desenrolar interessante, mesclando futilidade, adolescência e perigosos segredos.
Katherine se muda de cidade com o intuito de dar continuidade á sua vida, procurando apenas viver o resto de sua vida, porém esse plano é interrompido com a inesperada amizade entre ela e Alice. – Alguém cuja aproximação pode ser fatal.
O livro mantém uma narrativa estranha e confusa de início, o leitor tem que ceder uma atenção maior com os capítulos que são descritos em tempos diferentes sem aviso prévio. – O que torna o maior ponto negativo do livro pelo fato de que em algumas passagens quem lê acaba perdido. Fora isso o enredo é dosado por um clima sombrio e misterioso, mesmo com o pano de fundo adolescente e suas futilidades, as páginas possuem uma perspectiva que indica que há qualquer momento uma bomba irá explodir.
A protagonista é a típica culpada que quer recomeçar sua vida e com todo esse fervor não consegue enxergar quem está em sua volta. Os personagens secundários são um tanto artificiais e só completam a trama que é mantida por Alice e suas investidas perigosas. – A típica garota má, mas com um grande diferencial, do qual quem ler saberá do que eu estou me referindo.
A leitura flui de maneira regular, não é um livro para devorar, deve ser lido com calma, apreciando o suspense, descobrindo os segredos terríveis dos personagens e se surpreender com o desfecho, por sinal muito bem elaborado.
O mais curioso é que a autora consegue escrever de formas diferentes ao longo do livro, dando a impressão de que a história está sendo narrada por outros autores. Recomendo para quem gosta de um bom suspense adolescente, onde a autora insere o quanto nossas escolhas podem prejudicar nosso futuro e a culpa e o desejo de vingança podem corroer um coração desesperado.
Nota 8 !


9 comentários:

  1. Oi Marcelo.
    Ótima resenha.
    pensei que o livro fosse diferente, mais ele parece ser bem legal *-------*

    Beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Má!
    Ainda que o começo seja um pouco confuso, o livro parece ser ótimo e eu tenho muita vontade de lê-lo!
    Má, eu não abandonei minha coluna, tá? É que nessa correria e na falta de ter achado algo legal pra escrever, acabei não escrevendo mais nada =/
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Esse é um livro que eu não sei bem se quero ler ou não. Eu gosto de uma boa trama de mistério e suspense, ainda mais qdo o desfecho é bem elaborado.
    Mas esse livro parece reservar uma trama densa e tbm confusa (como vc citou na resenha).

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Marcelo! Muito em breve pretendo ler Sem Promessa Sem Compromisso. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro interessante, mas não faz o meu gênero.

    ResponderExcluir
  6. quero ler esse livro já faz algum tempo, ele parece ser bem do tipo que me conquista, só falta a oportunidade mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah não tenho curiosidade pra ler esse livro e continuo não tendo! rs
    A resenha está ótima , mas a estória não meche com meus hormônios literários! Bjos
    Marcia Lopes

    ResponderExcluir
  8. A resenha ótima como sempre , mas não tenho vontade de ler esse livro! vou ter de comprá-lo para dar de presente a minha sobrinha!
    E qdo sai seu livro , estou ansiosa pra conhecer o escritor nas páginas de Manequim! rs Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li, mas a minha irmã leu e gostou muito, apesar de sua resenha não me animar muito, mas tentarei ler.

    ResponderExcluir