Resenha: Marina - Carlos Ruiz Zafón


Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Páginas: 189

Compare e compre


Sinopse:Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos. Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro.


"Quinze anos depois, voltei à cidade (...) O velho cemitério continua lá, acho eu, perdido na névoa (...) As vezes duvido da minha memória (...)  
Todos nós  temos  um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma. Este é o meu."   




Este livro fala de amor, amizade, ambição,perdas, medos, sofrimentos inevitáveis e ternura. Gosto de pensar que Marina é um amigo imaginário, Óscar extravasa sua dor de crescer, sua solidão , seus desejos vivendo com Marina; o primeiro amor, a primeira amizade, a primeira desilusão...
O livro resgata em nós a espontaneidade e pureza de sentimentos, lembrando-nos da essência de criança que já fomos um dia!
Uma estória , embora lúgubre é repleta de sentimentos que nos causam empatia, fora escrito a princípio para o público jovem, mas certamente um livro que todo adulto terá prazer em  ler.
Se você é daqueles que marcam nos livros as frases preferidas, devo avisar que irá marcá-lo todo, esse é o único ponto baixo do livro , contém muitas frases feitas. Fora isso o enredo é empolgante e fascinante e já como marca registrada do autor, prende-´nos a leitura , ficando difícil parar de ler.
Quando lemos um livro de Zafón é como se tivéssemos sido transportados para um mundo surreal, sempre a velha Barcelona com seus encantos e mistério. Quando você termina de ler seja qualquer um livro dele, tem a sensação que perdeu algo, sente uma saudade inexplicável , uma vontade de resgatar algo, que lhe foge da memória...
Tudo isso numa estória de suspense e terror que envolve o casal.
Ótima leitura!


Por : Márcia Lopes A.

15 comentários:

  1. Morro de vontade de ler esse livro Márcia !

    ResponderExcluir
  2. Marcia casou com a ideia que tenho do livro também , o livro é maravilhoso,assim como a resenha!Parabéns! bjs

    ResponderExcluir
  3. Marcinha adorei a resenha, eu nunca tinha pensado em Marina como amigo imaginário,excelente, afinal o próprio autor diz que a obra é indefinível ! Enfim como todos do Zafón esse não decepciona, por que vc não faz a resenha de O Jogo do anjo, assim fico sabendo sua opinião sobre o livro pelo menos assim! Saudades ! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Obá! vou pegar emprestado, amei a resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  5. nossa Marcia deu vontade de ler este livro, bjs

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha!Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  7. Não tinha pensado na Marina como um amigo imaginário , bem sacado . Gostei muito desse livro

    ResponderExcluir
  8. Nossa! A história deve ser fascinante.

    ResponderExcluir
  9. Linda resenha, Márcia!
    Sou doida pra ler esse livro e até gosto de saber que é cheio de frases feitas, acho que elas dão um bom efeito durante a leitura!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha Márcia, você colocou exatamente o que eu achei do livro.

    ResponderExcluir
  11. Todos dizem que Zafon é um gênio, acho uma pena não ter lido nada dele.
    Já li por aí que as letras desse livro são pequenas, deve ser cansativo de ler por isso :/
    Espero conferir ele em breve.
    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada do Zafon, mas tenho certeza que o texto dele é primoroso. A resenha ficou muito bacana e pretendo com certeza ler Marina num futuro bem próximo!

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada do Zafon, mas pela resenha me passa a ideia de que é um daqueles livros marcantes estilo A menina que roubava livros, sabe? Clássico sem ser estafante?
    Me deu muita vontade de ler!

    Bjinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, falou tudo e todos os livros dele , nenhum deixa a desejar, e sse é legal por que é fininho e as letras não são tão miúdas a ponto de atrapalhar! Bjs

      Excluir