Resenha: Você tem meia hora – Camila Nascimento Silva

Autora: Camila Nascimento Silva
Editora: Subtítulo
440 páginas

Sinopse: Na noite de réveillon, Bia, a aeromoça sensível e romântica, é abandonada por Arthur, o namorado de três anos com quem já morava há dois e pretendia se casar em um. Aos vinte e nove anos essa é a maior tragédia que pode acontecer na vida de uma mulher, pois à beira dos trinta o que era para dar certo já tinha que ter dado, o que deu errado, não dá mais tempo de consertar e o que se espera que aconteça, talvez não vá mais acontecer, ou seja se não se casar até os trinta, Bia estará condenada ao calabouço da solteirice, brigando pelo buquê nas festas de casamento e conhecendo homens que mentem a idade, o estado civil e a foto nos sites de relacionamento. Mariana acha que a melhor amiga está exagerando e só precisa de uma mudança radical, pois até um pé na bunda te empurra para frente. "Reiventar-se" é A palavra! Porém para isso, Bia precisa ir para o lugar onde todo mundo vai quando dá essas loucas. Londres. E concorrer à vaga de emprego mais disputada do século XXI. Mas será que uma mudança pode mesmo dar certo quando se leva na bagagem uma estória tão mal resolvida?


“Não cace as borboletas, amada! Apenas cuide do seu jardim e elas lhe farão uma visita!”
Camila Nascimento Silva – Você tem meia hora. Página 46.

Com um estilo desenvolto a autora consegue captar os sentimentos dos seus personagens de uma maneira bem parecida com Marian Keyes. Você tem meia hora por mais que não aparente é brasileiro e com uma qualidade invejável aos best-sellers internacionais.
No começo da leitura você pode até imaginar que será um daqueles chick-lits clichês no qual a protagonista se sente rejeitada e encalhada. Pois sim, inicio é assim. Mas o enredo evolui e Bia a protagonista da história conta com a ajuda de sua melhor amiga Mariana acaba se mudando para outro país e bum! O livro se torna insaciável. A cada página que você vira é um novo acontecimento e por sorte a autora utiliza tanto o drama quanto a comédia para relatar as peripécias de uma mulher que mal sabe o que a vida lhe reserva, sem medo de mostrar seus medos e angustias.
O livro é repleto de reflexões sobre a vida da mulher moderna e claro contém aqueles personagens que marcam e nos faz rir á beça como: Olli – O amigo gay de Bia e Pá – Amiga de Olli e completamente desmiolada! No entanto a amizade entre Mariana e Bia é algo tão belo que em alguns momentos você projeta o sentimento das duas para a sua vida pessoal e descobre o quanto aquilo é real e importante.  Já Arthur encarna o que foi bom por um tempo e já teve seu prazo de validade vencida, mas continua como um fantasma insistente. E por fim Dyllan – o homem que ao mesmo tempo é tudo aquilo que a protagonista sempre sonhou...
O romance não é o foco do enredo e por esse motivo não torna o livro meloso. Outros fatores como o relacionamento familiar e o desvendar que a vida continua mesmo que você não esteja pronto para encará-la são as grandes sacadas do livro. Além das mudanças bruscas que acontecem com o desenrolar da trama e o desfecho bem elaborado.
 Recomendo muito, a autora escreve maravilhosamente bem, e seria muito interessante uma série de TV baseada no livro. – O nosso país bem que podia parar de produzir porcaria, adaptações chatas e filmes sobre a realidade marginalizada brasileira (que já estamos cansados de ver) e investir nos novos talentos e histórias que surgem por ai.
Nota 9 !



16 comentários:

  1. Adorei a resenha Mah, ótimo pensar assim, temos que mudar mesmo, ninguém aguenta mais ver seriados de violência na TV... Um livro assim que envolve um chick-lit acho que iria causa, ainda mais à lá Marian Keyes! A autora deve ser boa mesmo! Ótima resenha!

    Rafael Fernandes
    Blogueiro do Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Marcelo! Estou ansiosa para ler Você Tem Meia Hora! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Também gostei da resenha! Nunca tinha ouvido falar do livro, nem da editora. Ela é nova não é?
    Lendo sua resenha, achei esse livro parecido com "Anna e o Beijo Francês", mas em uma versão mais adulta.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Lendo a sinopse, não é um livro e o tipo de história que me chamam atenção. Talvez se fosse transformado em filme ou série, como você disse, talvez fosse mais interessante.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de sua resenha! Desde o lançamento do livro, estou de olho nele. No começo, claro, pela capa lindíssima e por ser uma obra nacional (adoro!), mas depois que fui lendo as resenhas positivas sobre ele a vontade de lê-lo só vem aumentando... rs'
    Também não li nenhum livro da Marian, mas tenho Melancia aqui e morro de vontade de ler, mas, por ser uma edição de bolso, as folhas são mais finas e atrapalha a leitura, pois dá para ver as palavras do verso da folha, entende? :/
    Enfim, também concordo com o disse dos filmes brasileiros. Já tá na hora (aliás, já até passou da hora) de começaram a levar para as telonas nossos talentos nacionais, né? Por que só o Sparks ganha adaptação, né? rs'



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, estou desejando este livro há tempooos... Todo mundo fala mto bem! E a Camila tem uma bela bagagem pra escrever, né?

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Pq??
    Me diz pq vcs postam resenhas de livros bons..
    QUe me dão vontade de ler..
    Mas eu não posso!!!
    UHAuhauhuauahuaua...

    Minha wishlist de listros em breve vira uma carta de rolo!
    Tá tenso!!
    Auauahuahuahua..

    Beijaum

    ResponderExcluir
  8. Eu disse que ele sai do clichê ^^
    Eu amei demais o livro, até o momento, é meu chick-lit nacional favorito!
    A escrita da Camila é impecável e eu ri demais em vários momentos, depois me acabei de chorar!
    Amei!
    Pra variar, ótima resenha, Má!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. A escrita dela nos proporciona risos em partes comicas do inicio ao fim, sem contar com a centralização em sua escrita.

    gostei...


    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  10. Oi..

    ahh, nem sempre romance deixa a história melosa rs..Concordo quando diz que o país deveria criar novas adaptações, são sempre os mesmos temas batidos..

    :D

    ResponderExcluir
  11. Me interessei por esse livro desde que vi a sinopse pela primeira vez, curti a resenha, parece que vale a pena ler mesmo!
    Beijos

    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  12. Que livro fofo! ^^
    Ótima resenha! ;D
    A capa chama atenção e a história em si cativa.

    ResponderExcluir
  13. Oi,Maa!
    Eu sei que ando sumida,mas é que ando meio sumida de tudo..rsss.Mas cá estou,para comentar sobre um livro que me chamou a atenção há muito tempo! Eu imaginei que ele fosse mais um chick-list como esses que acostumamos ver por aí.Mas,definitivamente me enganei.Pela sua resenha,podemos perceber o quão prazerosa pode ser essa leitura.Não sei como,mas vou providenciar o mais rápido possível a compra do meu exemplar.
    Ótima resenha!
    Bjs...
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  14. Estou louco para ler algo desta autora! Todo mundo elogia, deve ser ótimo mesmo.
    A história de Você tem meia hora me chamou muita atenção, adorei!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcelo
    Eu adorei esse livro, tanto é que o li em pouquíssimo tempo, além de ser nada clichê ele tem uma trama ótima com vários momentos engraçados e outros dramáticos.Vale muito a pena.
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  16. Falou e disse, haha. Adorei!
    Adorei a resenha tbm! Eu gostei de Melancia, então esse deve ser muuuito bom tbm.
    Beijos

    Secrets of Book

    ResponderExcluir