Resenha: Sushi – Marian Keyes

Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
574 páginas 

Sinopse:Neste romance, a protagonista Lisa Edwards, durona e sofisticada editora de revistas, acha que sua vida acabou quando descobre que seu novo emprego "fabuloso" não passa de uma ordem de deportação para a Irlanda, com a missão de lançar a revista Garota. Se não fosse pela presença de seu novo colírio, isto é, chefe, Jack Devine, um sujeito desgrenhado e fechadão, ela seria capaz de girar nos calcanhares de seus sapatos Prada e tomar o primeiro avião de volta. Mas Lisa é Lisa e fracasso é uma palavra que não consta do seu vocabulário, embora ela bem que gostaria que constasse, dessa vez.
Sushi é um livro sobre a busca da felicidade. E ensina que, quando você deixa as coisas ferverem sob a superfície por tempo demais, cedo ou tarde elas acabam transbordando. Perspicaz, engraçado e humano, este romance de Marian Keyes consolida sua posição como a mais popular jovem autora da Grã-Bretanha.


 “A gente acha que só os personagens de novela têm casos. Mas as pessoas de carne e osso também têm, essas coisas acontecem.”  
Marian Keyes – Sushi, página 458.

         Sushi é um livro que deve ser desfrutado aos poucos e não é tão alucinante quanto demonstra ser, mas é irresistível.
         Ao se deparar com a história o leitor pode ter a ideia de que já viu tudo aquilo antes, pois o enredo de Marian Keyes fala sobre a busca de uma felicidade que até hoje ninguém encontrou (se é que ela realmente existe). O enredo se desenvolve em torno de três personagens femininas infelizes e a beira de um ataque de nervos:
- Lisa: Nunca imaginou que estaria em Dublin, trabalhando em uma revista fútil e sem a menor expectativa de sucesso. A personagem que é tida pelos outros personagens da trama como a chefe insuportável desconta seu descontentamento da vida em seus funcionários e acredita que quanto menos esperar vai se mudar para Nova York.
- Ashiling: A mais divertida dentre as três personagens centrais, só quer saber de arrumar um namorado e tentar encontrar um emprego. Na trama ela consegue evoluir muito e se destaca pelo fato de não ser forçada.
- Clodagh: Demonstra a típica mulher casada com filhos e um marido perfeito. No entanto para ela nada está como parece ser. Seus filhos são um tremendo inferno e Dylan já não lhe desperta prazer nenhum.
           Com uma baita dose reflexiva o livro é contado em terceira pessoa revezando o olhar sob as três protagonistas. Até uma boa parte somos apresentados aos personagens e seus conflitos internos e externos que o leitor se sente dentro de uma novela sem grandes acontecimentos. – E isso que poderia se tornar um ponto negativo, acaba se tornando um ponto interessante porque a autora descreve de uma maneira que faz com que você acredite que os personagens vão fazer algo e de repente aquilo que você imaginou aconteceu completamente diferente.
         O humor usado é um dos melhores que já li! Keyes satiriza de uma maneira que logo após da sua gargalhada você se identifica e percebe que já passou por aquilo. O romance acontece de maneira branda e real, todos anseiam pelo amor, porém ninguém sabe qual caminho ele vai tomar.
                    Muitas pessoas podem torcer o nariz por ser um livro extenso e pegar fogo apenas no final. (- Há vários momentos maçantes infelizmente).  Entretanto a mensagem de que a vida não é somente aquilo que desejamos é exposta de um jeito maravilhoso.  A autora demonstra um respeito e amor com as palavras que o transforma em um grande livro e o diferencia de tantos outros romances.
           Nota 8 !



30 comentários:

  1. Marcelo (:

    Eu adorei Sushi, foi uma leitura muito gostosa e divertida! A autora é demais. Adorei a sua resenha e só fiquei meio assim pela nota que você deu. Pensei que ia dar um 9 pelo menos. haha

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcelo,

    Amo Marian Keyes. Todos os livros são ótimos, mas Sushi não é um dos meus preferidos.

    beijoO

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é enorme! Mas não tão grande como Cheio de Charme. AUHSAHUSAHU Mas enfim, dos livros dela, só li Cheio de Charme. Ela é uma autora e tanto.
    Quero muito ler Melancia, Sushi e todos os outros dela. Parecem ser ótimos!

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo a Marian Keys, apesar dos livros serem extensos, eles são ótimos, comecei ler o melancia e estou adorando! Quero ler "sushi" tbm! Adorei o post!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. Oi Má!
    Adorei a resenha e seus comentários sobre a escrita da Marian, ela é ótima mesmo!
    Gostei muito de Sushi, mas foi o que menos gostei dos livros dela que li, os outros foram Melancia e Férias!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser interessante e bem engraçado, dizem que os livros da Marian são otimos, eu nunca li um chick- lit e seria legal começar por ela, pela resenha esse livro seria um otimo para ler! Com certeza eu gostaria muito da Ashiling pelo que você disse ela é muito engraçada, personagens do tipo sempre são!!

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha! Depois de "É Agora... ou Nunca", "Sushi" será definitivamente o próximo da minha lista da Marian Keyes para ler. Não podemos esquecer do laçamento ainda este mês de mais um livro dela!

    ResponderExcluir
  8. Sou louca pra ler os livros dela mas nunca tenho tempo. Estou esperando as férias pra ler todos. Parabéns pela resenha, está ótima!

    ResponderExcluir
  9. adorei a tua resenha, fiquei com vontade de ler o meu que está parado faz tempo rsrsrs bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Anjo,
    Confesso que ando com medo de experimentar essa escritora, pois uns dize que é ótima outros que nem tanto, vou ter que tirar a minha prova, e amo quando o autor nos surpreende, então quem sabe eu goste da leitura. Quem sabe um dia eu tenha a oportunidade de ler esse, por enquanto vou tentar com Melancia...rsrs...sua resenha ficou ótima, gosto quando apontam os defeitos dos livros sem destruir a história, afinal não há livro 100% ruim ou maçante...bem que didático deve ser né...kkkk...vim comentar antes viu...é que meu amor deu um tempinho pra mim...\o/...e caramba acho minha vida tão maravilhosa, espero que esse livro não me transforme...kkkk....te mais....acabei de postar uma entrevista lá no blog...passa lá....\o/...bjão...agora parei de falar....kkkkk...te amanhã

    ResponderExcluir
  11. Faço das palavras da Elisandras, as minhas. Já ouvi muita gente falando bem dos livros da Marian Keyes, mas, já ouvi muito mais pessoas falando mal. Não gosto de comprar um livro e depois acabar abandonando. Por isso, tenho um certo receio em comprar e ler os livros dela. Quem sabe algum dia.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  12. kkkk No lugar de desfrutado, eu li destruidas! haha mal!
    eh chato essa parte qdo vc espera algo de um livro e não acontece, sempre ocorre comigo, me dá um extresso danado, acabo arrancando cabelo da cabeça.
    adorei a palavra baita, pode usar sempre nas proximas resenhas, acho que enfatiza mais
    eu quero ler o livro mesmo que seja maçante infeliz/, haha sua resenha está mt boa! o/ prefiro dizer tbem que adoro chicklit e que faz tempoo q n pego um na mao, mas acho que vai ser de melancia q vou pegar, ja q esse nem tenho, mas deve ser bem parecido, sera q eh continuaçao desse ou antecessor? pq as capas parecidas e tal.
    abçs Mah
    http://leiturasvivas.com

    ResponderExcluir
  13. Tenho esse livro já há algum tempinho, mas ainda não tive oportunidade de ler. Da Marian eu só li Melancia e Férias e claro, adorei os dois!


    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre imagino coisas diferentes, em algumas situações nos livros que leio, e que no fim não dá nada do que esperei...odeio isso kkkk' ")
    Ótima resenha Máh, pena eu não aparecer tanto por aqui como antes, acho que até o dia 30 vai ser difícil entrar, muitas provas e trabalhos.
    Eu ainda não entendi o nome do livro =P kkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Gostei muito da resenha! Eu ainda não li Marian Keyes, acredita? Um bom motivo para remediar...

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi falar desse livro umas poucas vezes, mas não sei se estou interessada em lê-lo. O tema é bem interessante, embora pareça um tanto clichê, mas não tenho dúvidas do talento da escritora: se dezenas de pessoas falam bem de sua escrita, não sou eu (que nem li nada dela) que vou passar à criticá-la!
    ^^'

    Adorei sua resenha, acho até que me fez ficar um pouco curiosa sobre o livro. Quem sabe, um dia leio.
    Beijos, e tenha uma ótima semana.
    vicioempaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Todos me falam dos livros da Marian Keyes e eu sempre fico muito curiosa. Tenho uma vontade bem grande em ler algum livro dela...

    Fico curiosa com relação aos títulos dos livros Melancia, Sushi... tem alguma embutida na história que justifique?

    bjinhus

    Sa ( http://mundo-sa.blogspot.com )

    ResponderExcluir
  18. Ah, eu amei ler Melancia e aposto que amaria esse tbm! Se também tem um tanto de humor que tem no outro livro, já ganhou muitos pontos... E por conhecer uma obra dela e ler essa resenha, imagina a vontade de ler, né?
    Maa, parabéns! Suas resenhas estão ótimas!
    Beijos

    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Má!

    Super legal a sua resenha. Bem, a Marian Keyes é meio uma incógnita pra mim, assim como o gênero chick-lit. Embora eu tenha tido ótimas experiências com os dois livros que li do gênero, ainda acho que o enredo igual e a personagem da mulher solteira ou independente já virou moda nesses livros, isto acaba deixando o livro chato por não ter animação no início (como você disse) e durante o marasmo não nos traz o benefício do descobrimento, a aventura de desenhar as características físicas, torcer pelos personagens e gravar suas personalidades e ações. Enfim, é um livro extenso e eu não tenho muita vontade de ler.

    ;*, Matheus.
    www.bobagenselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Caro Matheus, este livro é daqueles que eu sinceramente passo rapidamente quando estou numa livraria. Quase nunca me chamam a atenção, não tenho o costume de comprá-los. Mas sua nota "8" é algo que pode alterar minha opinião. Quem sabe numa próxima vez né? Valeu!

    ResponderExcluir
  21. Amei a resenha, quero muito ler este livro, já vi tanta gente falando mal, mas eu geralmente gosto de livros com bastante páginas.
    Amei o blog e já estou seguindo, se puder visitar e seguir meu blog se gostar, eu ficarie muito feliz: www.mybooklit.blogspot.com
    bjos
    Jack

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nada dessa autora mas a cada nova resenha que leio de seus livros aumenta ainda mais a minha curiosidade! Preciso ler.
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nada da Marian Keyes! Estou louco para ler Férias, dizem que é o melhor!
    AH, 8 me motiva... eu já estava afim de ler, a sua resenha foi um complemento. Pena que tem momentos maçantes... não gosto muito disso. Mas enfim, quero ler! :D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nada da Marian Keyes... :(

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  25. aaah eu esperava mais de sushi =/ gostei mais de melancia kk sao os unicos que eu ja li da autora... =/

    ResponderExcluir
  26. Um dos livros da Marian que eu ainda não li. Sou louca pra ler.

    Beijos!

    Carissa
    www.artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Mah, tudo bem?

    Eu nunca li uma livro da Marian Keyes. Mas esse me parece ser muito bom, gosto de livros que mesclam vidas de personagens diferentes, e nesse caso o ponto de vista das três personagens deve dar uma "up" ao livro. Gosto da abordagem, esse tema é tão complicado, legal ler algo sobre o amor real.

    Beijokas

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  28. Me deixou com vontade de voltar a ler o meu, já que eu abandonei né. haha

    ResponderExcluir
  29. hum gostei quero ler esse livro
    me pareceu ser um livro maravilhoso

    ResponderExcluir
  30. Eu li Melancia e adorei! Espero que eu goste também desse.

    ResponderExcluir