Resenha : O noivo da minha melhor amiga – Emily Giffin

Autora: Emily Giffin
Editora: Agir
352 páginas

Sinopse: O noivo da minha melhor amiga' conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça sempre foi reconhecida por si mesma e seus amigos mais próximos como 'a certinha' e 'a boa moça', mas tudo isso muda subitamente em seu aniversário de 30 anos, durante a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos 30 sem o marido e os filhos que imaginava ter a essas alturas da vida, Rachel bebe demais e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo de Darcy.

“Que apareça alguém que me dê aquele frio na barriga quando, bem cedo, numa manhã de domingo, eu o observe dormindo na minha cama.”
Emily Giffin – O noivo da minha melhor amiga, página 72.

No seu romance de estreia Emily Giffin mostra os prazeres e desprezares de uma amizade que flui para um grande desfiladeiro.
Rachel está completamente infeliz por completar seus 30 anos e não ter absolutamente nada que imaginou quando mais nova. Então depois de beber todas na comemoração do seu aniversario ela acorda no dia seguinte ao lado de Dex: o noivo da sua melhor amiga! E acaba descobrindo seus próprios segredos e se dando uma nova chance para si própria.
O livro é narrado em primeira pessoa por Rachel: que todos imaginam ser a “puritana” “encalhada”, no entanto mantém um caso com Dex: o noivo da melhor amiga. -  Darcy, que por sinal é insuportável , egoísta e mentirosa!  Hipócrita a narradora fica um bom tempo se culpando e revivendo suas desilusões amorosas até que decide correr o risco e admitir que sempre amou Dex ,mas nunca prestou atenção ,pois claro , era sempre a sombra da popular e irresistível melhor amiga. A partir desse momento o livro melhora e temos a o prazer de dar boas gargalhadas com Ethan – amigo da protagonista que se faz de gay , e Hillary que ouvem as confissões da mocinha (?) da história. Não se esquecendo das tentativas frustradas de Marcus com Rachel e o temperamento de Darcy.
O romance dentro do enredo é bem construído e dá aos leitores vontade de viver aquele amor proibido e ao invés de irmos contra a “amiga traidora” a autora faz com haja uma forte identificação do leitor com Rachel (que poderia ser menos melosa em alguns momentos – confesso).  Conforme a história vai se desdobrando, o bom humor cresce e misturado com os acontecimentos inesperados deixa a leitura mais emocionante.
O crescimento dos personagens é evidente, contribuindo para que o desfecho seja surpreendente e passe a grande mensagem do livro que é: Nem sempre o que acreditamos que seja verdadeiro e eterno é real. E o fato de se deixar ser manipulado por isso. 

A escrita é bem legal, lembra outras autoras e suas personagens infelizes que recomeçam sua vida de uma maneira um tanto que duvidosa. - Utilizando o bom humor para encobrir uma temática complexa e triste.

Recomendo. Um ótimo chick-lit!
Nota 8! 

19 comentários:

  1. Adorei a resenha! Não imaginava que o livro fosse tão engraçado e desde que saiu o filme eu estava louca para lê-lo.
    Parece ser bem divertido mesmo!
    Beijos
    @SecretsOfBook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mah, que resenha divertida, deu vontade de entrar dentro da história, imaginei a cena de acordar com a noiva do meu melhor amigo kkkk, imagino a tensão da Rachel, acho que vou amar o livro }}

    ResponderExcluir
  3. Chick-lit não é bem o time de literatura que me atraia, não por preconceito pois leio de tudo, mas é q nunca consigo me envolver e vou deixando leituras assim por outras. Não sei bem por que, mas acho que assisti a um filme com este mesmo nome. Será o mesmo? Se for é diversão garantida!

    ResponderExcluir
  4. Assim como o Rodolfo, o Chick-lit não é minha praia. Já li alguns livros desse gênero, não foram livros ruins, mas eu ainda ficava com vontade de abandonar e começar um bom livro de aventura ou policial.
    Eu ganhei esse livro em uma promoção. Comecei a lê-lo e fui logo abandonando e depois fazendo uma troca. Não me arrependo.
    Gostei da resenha!! Amo os Gifs =)

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse filme deve ser, nunca vi, mas pareceu bom. Tive que rir do seu comentário no blog Laço de Cetim, que me entrevistou, rsrsr. Legal o seu blog :D

    http://fire-tothe-rain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Vim aqui te convidar para participar do sorteio que tá rolando no meu blog. A ganhadora vai levar um layout personalizado para blogger.
    Se não quiser participar, mas puder divulgar, eu agradeço!

    http://deargirlsupdated.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-um-layout-personalizado.html

    Espero sua visita! Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu nem sabia que este era o primeiro livro da Rachel... Conheci-a na Bienal e ela é mega fofa... Ainda lerei esse e assistirei ao filme...
    Eu nunca imaginei que p livro fosse assim... Gostei mt da resenha! Acho que vou amar o Ethan... como assim ele se faz de gay? rs
    Sempre tem um momento que a prot é meii chatinha!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  8. Estou com muuuuita vontade de ver o filme, porém.. Com mais vontade de ler o livro, porque em geral, os livros são completamente diferente dos filmes, são superiores, claro.

    Adorei a resenha! Sou uma super fã da Emily!

    http://estanteseletiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ei Marcelo
    adorei a sua Resenha esta otima, estou querendo ler esse livro aiiiiii eu quero esse livro \o/

    Bjocas
    http://www.amomuitolivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu achei o máximo esse filme!
    Gente é lindo!!!!
    E os dois fofos são ótimos, se bem que não achei muita química do ator principal não...
    Gostei mais do melhor amigo, enfim...
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Até agora só assisti o filme, e achei super engraçado. Tô doida para ler o livro. Bjos

    ResponderExcluir
  12. Parece muito bom! Sua resenha está ótima, Má!
    Eu gostei muito do filme, quero ter a oportunidade de ler o livro!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha é quero esse livro de um jeito ou de outro

    ResponderExcluir
  14. Que vontade de ler *-----*
    Ótima resenha Ma, o livro me parece ótimo também e muuuito bom!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Má!
    Adorei a resenha e eu amo esse livro!
    Eu fiquei boba de ver como a Emily conseguiu escrever sobre um tema polêmico de uma maneira tão natural e ainda causando aproximação com a "traidora"!
    Apesar de achar que a atitude da Rachel não foi a melhor possível, ainda assim a compreendo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Resenha super bem escrita!

    Não sabia que esse livro era da Emily Griffin não! Só sabia que era filme... /va

    E ri demais com as situações que você destacou na resenha!

    Aliás... amei o topbanner de TVD!!! Lindo demais!!!

    ResponderExcluir
  17. Assisti o filme e ri bastante! Quero ler o livro e fiquei com mais vontade ainda após ler a resenha. U_U Que lindo né?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olha vc escreve tão bem q deu vontade de ler o livro mesmo tendo visto o filme primeiro. Não gostei da história no filme não sei se lendo o livro é a mesma coisa...mas lendo sua resenha é um caso a se pensar a ler o livro

    ResponderExcluir
  19. Que legal! Não sabia que esse filme era uma adaptação de um livro, muito menos que se tratava de um livro da ótima escritora Emily Giffin. É assim mesmo, vivendo e aprendendo...gostei bastante da resenha, embora não curta muito chick-lits, mas considerando que a autora é a emily, com certeza vale a pena dar uma chance ao livro. Quero muito ler!!!

    ResponderExcluir