Resenha: Jogos Vorazes – Suzanne Collins


Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
400 páginas

 Sinopse : Mistura de ficção científica com mitologia e reality show, Jogos Vorazes é o mais novo fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no milionário mercado de Best-sellers juvenis: a dos romances ambientados num futuro pós-apocalíptico. Há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, e elogiado por Rick Riordan, da série "Percy Jackson", e Stephenie Meyer, da saga "Crepúsculo", o livro, primeiro volume de uma trilogia, rendeu à autora Suzanne Collins lugar na balada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.

Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias.

“A cada vez que acordo, penso: Finalmente acabou , mas não. É apenas o começo de um novo capitulo de tortura”.
Suzanne Collins – Jogos Vorazes , página 211.



Perigoso, diferente e por incrível que pareça romântico.
Jogos vorazes é o mais novo sucesso literário.  Um dos motivos é a grande crítica mantida pela autora á sociedade manipuladora e sem piedade que vivemos.
No enredo do primeiro volume da série nos apresenta um elenco de personagens marcantes, começando pela protagonista: Katniss – Heroína nata que ao ver que sua irmã de apenas 12 anos é escolhida do Distrito 12 para participar do reality show de maior sucesso de Pangem (Uma nova nação que tomou forma após o fim da América do norte) – Jogos Vorazes, a garota pobre e corajosa troca de lugar com a irmã. Só que o destino pode lhe guardar mais surpresas do que ela própria imagina. Peeta – O filho do padeiro de quem Katniss troca suas caçadas ilegais por alimento para sua família é o seu parceiro distrital e claro isso não faria diferença se os dois não possuíssem um forte sentimento um pelo outro, algo que pode mudar o rumo dos jogos.
 Dividido em três partes o livro flui de uma maneira rápida, deixando os leitores aflitos a cada virada de página. Suzanne Collins cria uma dinâmica surreal ao transmitir na história momentos em que você chora, ri, se apaixona , sente nojo e se surpreende com o desamarrar do enredo muito bem elaborado.
Narrado em primeira pessoa por Katniss, que une toda uma agressividade de lutar pela sobrevivência a doçura de uma garota que sofre por não ter uma mãe em pleno juízo, ter uma irmã indefessa e o fato de estar confusa em questão de seu relacionamento com Peeta e o que seu até então “melhor amigo” e companheiro de caçadas Gale estaria pensando ao ver tudo pela TV. Joga seu coração “em nossas mãos”, nos deixando sem saída e encantados.   
Ainda continuo sem palavras para descrever o quanto Jogos vorazes alucina o leitor, a ponto de que ele queira entrar na arena e fazer parte do jogo, no qual é uma grande mostra do que queremos assistir: Um matando o outro. E o que é mais incrível é se pararmos para pensar vivemos todos com esse mesmo proposito. Claro de um jeito moderado e humano: O instinto de sobrevivência. “Matar ou morrer. Não há escolha”.
E o enredo é tão completo que no meio de tantos acontecimentos é dado um romance irresistível! – Que não direi mais nenhuma uma só palavra sobre.
Amei incondicionalmente a história: forte, os personagens: intensos e o enredo: fascinante, com um desfecho tenso e incapaz de prever as próximas emoções.
Acredito sem duvidas nenhuma que a série fará tanto sucesso quanto as outras que já passaram. O filme está previsto para estrear nos cinemas em março do ano que vem. Espero que tenham o bom senso de não terem estragado a maravilhosa obra de Collins.

 Se ainda não leu, corra e garanta já o seu!

Nota 10! 

32 comentários:

  1. Nunca li uma resenha que falasse mal de Jogos Vorazes, e depois de insistências de amigos eu resolvi comprar! Ainda não li porque tenho outros na frente, mas assim que der vou muito ler. Sua resenha só aumentou essa vontade. E quanto ao filme vamos esperar que não decepcione os fãs dos livros.

    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  2. Acho que foi um dos seus poucos 10! Eu adorei a resenha claro, a melhor eu acho, até hoje, parabéns!
    Ah, antes de ir embora... Só estranhei que no livro deu a entender que seria crianças e não jovens, a doçura de Katniss, misturada aos Jogos Vorazes, não me agradou muito, mas vou provar disso lendo. Espero que eu também gosto, porque todo mundo adorou... Ah, louco pra desvendar essas páginas logo... Parabéns de novo...

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, super bem escrita! Jogos Vorazes é realmente um ótimo livro. E como você disse, é ótimo de ver que ainda teve espaço pra um romance no meio de toda aquela hostilidade. Não faz parte dos meus livros preferidos, mas com certeza está no hall dos livros mais bem escritos. Collins arrasou mesmo!
    Ah, e adorei os gifs que você colocou no meio da resenha, super lindos. *-*

    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  4. fiquei muito curiosaaaa, menino mau!
    Queria saber sobre o romance!!!
    Como sempre, arrasouu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muitas aventuras, desafios e ainda tem um romance..como se a minha vontade de ler já não fosse grande..Espero poder ler nas férias, pq por agora ta complicado..

    Bem legal sua resenha ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Realmente é um livro PERFEITO! A autora soube colocar todos os aspectos necessários para um bom livro em 'Jogos Vorazes'. No momento estou lendo "Em Chamas", e acredite, ela continua dando um show de criatividade. A história só melhora.
    Parabéns pela Resenha! =)

    ResponderExcluir
  7. Nosso ponto diferente é eu sentir raiva dos Jogos e você sentir a vontade de entrar na arena? Hehehe

    Eu amei sua resenha, Má!
    Ficou completamente intensa, da maneira que o livro exige!
    Eu também amei a leitura, me senti tragada pelo livro!

    E Team Peeta forever *.*

    Gostei mais desse do que de Em Chamas, mas o segundo também é muito bom! É que esse eu achei que tinha mais ação desde o começo, o Em Chamas demora pra esquentar (trocadilho não intencional).

    Beijão, Má!

    ResponderExcluir
  8. A cada resenha que leio, a minha vontade de passar esse livro na frente dos outros só aumenta, mas serei forte!!!

    Adorei a resenha... Acho que até o final de novembro já terei chego na vez dele e poderei dar meu parecer!!!

    Beijos, Karina!!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  9. OI, Ma
    Como falei pra você pelo twitter eu comecei a ler esse livro hoje...e to adorando...comprei junto Em Chamas que é pra não ficar tão desesperada rsrrs...e logo vou comprar Esperança...adorei a resenha
    bjissss

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha excellent! Me despertou uma baita curiosidade, além de ser forte, instigante e interessante, leva uma grande dose de estimulo seu.
    Show!

    ResponderExcluir
  11. Nossa sua resenha tá muito boa,até me deu vontade de pegar o livro e começar a ler agora!
    Já sei o próximo livro q comprar
    muito show mesmo

    ResponderExcluir
  12. Já li o 1º livro, antes mesmo de ser lançado por aqui e posso afirmar que amei!
    Suspense, romance, guerras... tem de tudo nesse livro!
    Super recomendo!

    ResponderExcluir
  13. Este é o estilo de livro que me faz ficar colado na cama num dia de domingo, devorando, devorando. Desde "O sobrevivente" ou melhor "The running man" do mestre King, estrelado por Schwarzenegger no cinema (um pastelão, diga-se de passagem) que leio livros com esta temática. Li também Battle Royale, muito mais violento e cheio de ação. Sua resenha, assim como o livro é alucinante, então já tem voto pra entrar pra minha coleção!

    ResponderExcluir
  14. é isso ai senti a msm coisa.. tirando o lance do romance q ñ fez eu suspirar... mas eu devorei o livro.. fiquei sem ar... parecia q eu estava com a Katniss ahahahah.. chorei horrores... de tanta tensão....... pena q os livros não mantém o mesmo fôlego.. ñ posso falar q seja ruim.. nunca será...
    só não é tão perfeito qto achei q poderia ser.......
    e estou louca pelo filme aiiaaiaiaiai chega logo 2012 (apesar de ter odiado os atores selecionados para serem o Gale e Peeta)

    ResponderExcluir
  15. Eu li e gostei, mas não sei se foi pelos comentários que li antes de comprar, eu esperava mais! Também gostei do romance, mas tenho minha dúvidas se vai ou não continuar, pois ainda não comprei os outros 2 da série! Tenho que comprar pra ler logo! ahh talvez eu tenha ficado meio bolada com o livro pq eu estava grávida qdo li, daí aquilo tudo me impressionava demais! rsrs bjos e adorei teu comentário!

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha Ma, estou com muita vontade de ler este livro. Vejo em muitos blogs sobre livros falando muito bem dele. A capa também é muito linda e a história deve ser fascinante! Pela sua nota e resenha fiquei mais impressionada ainda, deve ser muito bom mesmo!
    Espero que um dia eu consiga ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Acredito que esse tenha sido o livro do ano!
    Pelo tanto que as pessoas falam,na verdade elogiam.
    Eu ainda não o li, mas por pura falta de tempo, confesso que estou louca para ler!
    Sua resenha ficou ótima!
    E AH! é A 1° VEZ, se não me engano que visito seu blog! E adorei! :)
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Eu NUNCA li uma resenha negativa desse livro!
    E a cada resenha que leio, fico mais e mais curiosa! Gente, que sacada da autora foi essa?!
    Sua resenha ficou encantadora, Má!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  19. Amei esse livro!!
    Li num tapa e quero muito a continuação!!
    Super ansiosa pro filme!!!

    Beijo

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Muito boa resenha! Tooooooooodo mundo lendo e resenhando Jogos Vorazes e eu dando um jeito de o Submarino entregar (deu problema na compra). Pelo amor de Deus, eu tenho que ler esse livro já! Não vou nem dizer mais nada, se não fico com mais vontade (e raiva de ter pago por um livro e saber que será difícil de ele ser entregue).
    Enfim, adorei! Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Só posso dizer que li sua resenha e gostei muito da maneira de escrever e do enfeite das imagens.

    Mas do livro em não estou antenado...

    ResponderExcluir
  22. Ainda não pude ler ));
    Mas estou louquinha para ler, UASHUHASUH
    Nossa, parece ser muito , mas muito bom mesmo!
    Pena que o preço ainda não ajude a comprar, hehehe
    Eu queria ler os três, mas as capas do Brasil são meias feinhas, UASHUHUASUASH

    Beijão

    ResponderExcluir
  23. Gostei bastante da sua resenha.
    Esse livro é um dos que está na minha listinha, mas estou aguardando ter uma oportunidade de poder comprar pois o preço ainda está bem caro.Rs.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  24. Não Li este livro ainda
    mais gostei muito da resenha
    aguçou minha curiosidade de ler
    bjim

    ResponderExcluir
  25. Oi, Marcelo,

    Tua resenha ficou incrível! Nunca tinha sentido vontade de ler Jogos Vorazes, mas você acendeu a chama!!

    Um beijoO

    Miriam

    ResponderExcluir
  26. Esse livro é um dos meus favoritos! AMO ELE DEMAIS. Li sua resenha e senti saudade das minhas horas lendo ele. É fantástico!

    ResponderExcluir
  27. Aiii tô super ansiosa pela estreia do filme! Não que eu tenha concordado com a escolha do elenco, mas como não posso realmente lutar contra... só me resta assistir e me divertir.

    Team Peeta <3
    Adorei a resenha, dear!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  28. estou indoa gora no site da saraiva garantir o meu serio mesmo *-*

    ResponderExcluir
  29. Ah, meu Deus, que incrível! *-*
    Amei a sua resenha, e ainda tendo uma pontinha de romance me anima ainda mais para ler, porque eu amo muuuito romance. (:
    Maa, suas resenhas estão a cada dia melhores.
    Beijos!

    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Eu li os três e adorei a estória e o final pra mim foi diferente de qualquer outro infanto juvenil que eu tenha lido!
    Gostei muito da resenha :D

    ResponderExcluir
  32. Enfim consegui ler esse livro Ma!
    Quando comecei a ler eu não sabia do q se tratava a história..no começo eu achei chato mas quando cheguei na parte dos jogos....nossa ADOREI!Fiquei super aflita,torci pra Katniss e o Peeta.
    Estou dividida entre o Gale e o Peeta,éo primeiro triangulo amoroso q eu curto num livro.
    q venha em chamas!!!

    ResponderExcluir