Motivos para odiar o ENEM

           Aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro a edição do Exame nacional do ensino médio 2011 no qual se tem o objetivo de avaliar o conhecimento de seus participantes e facilitar a entrada para a faculdade.
            
       Tudo seria perfeito se a prova não fosse na realidade uma tremenda “prova de resistência” -  com 180 questões e uma redação ultra - abrangente que te deixa completamente perdido sem saber o que argumentar.

Quando eu vi o tema da redação logo me lembrei de Jogos Vorazes! E o engraçado que depois de tudo cheguei à conclusão que o ENEM é um tipo de Jogos Vorazes! Apenas os melhores conseguem chegar ao final, ou seja, só os que aguentam toda a pressão tem a chance de tirar uma nota apresentável.

Entretanto todo mundo esquece que o saber não se pode medir ou sequer ser comparado. Ninguém sabe de tudo! Eu posso saber algo que alguém não saiba e alguém pode saber algo que eu não saiba e assim por diante.

Qualquer pessoa tem a capacidade de entrar em uma faculdade, o problema é que não importa o quanto você é capaz. O que importa são apenas os números. E até quando vamos deixar que isso aconteça?





18 comentários:

  1. ADOOOOOOOOOOOOOOOOREI! kkkkkkkkkkkkkk \o/

    ResponderExcluir
  2. Uma outra questão é válida...
    Quantas manifestações obre corrupção no País já foram feitas?
    Várias...
    Mas, ainda não vi uma em relação à educação do País.
    Fui fiscal no Enem e após a prova de ontem me emocionei, ou melhor chorei mesmo, pois vários alunos chegaram perto de mim, com lágrimas nos olhos e falaram que não sabiam desenvolver o texto.
    E ainda tem gente que acha graça das pérolas do enem.
    Eu não acho graça, eu acho um absurdo e um lamento gritante de um País que tem tudo para virar uma potência mundial, porém não há políticas públicas para desenvolver o senso crítico das pessoas, querem que as pessoas sejam apenas massa de manobra! Isso é revoltante!
    Desculpe se exagerei aqui, mas estou até hoje com isso na minha gargante e foi preciso colocar pra fora.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, tem que nos escolher por pessoas, não pelo tanto de questões que acertamos, isso não mede nossa capacidade de inteligência. Acho esse Enem uma esnobice para os riquinhos filhos de papai que se acham só pq pagaram por um ensino melhor do que o publico, menosprezando nós do EM publico, eu acho que aprendi tanto no publico que nunca aprenderia numa particular. Eu gosto de aprender e mostrar o quaanto sou bom, mas ngm gosta de ser avaliado por números ou erros de questões toscas... ^^ todo acordo esta comigo .. adorei o texto Mah... Acho que nesses Jogos Vorazes que tive na escola só me dei Mal.. fui um dos primeiros kkkk

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, adorei o post Marcelo, concordo totalmente!!!
    E a referência aos Jogos Vorazes foi tuuuudo de bom, rachei =P
    Ainda nem sei qual foi o tema da redação, de tão bem informada que sou!!! Ainda bem que não pretendo fazer o Enem novamente tão cedo, enquanto minha bolsa parcial na faculdade permanecer em 80% de desconto dá pra ir levando, hehehe!!!

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  5. O Brasil copia tanto os EUA, de todo o modelo, porque não copiam a educação de lá também, Oh Deus! Tão simples, quanto chupar uva... As escolas que possam nos escolher, temos capacidades além-mar do que os corretores do enem possam nos guiar! Ava

    ResponderExcluir
  6. o problema é que nos EUA se tem a formação de caracter desde cedo e aqui infelismente não rafa "/

    ResponderExcluir
  7. KKkkkk!!
    Adoreei Maa!
    Concordo com tudoO!
    Qualquer pessoa tem capacidade de entrar em uma faculdade, e com certeza uma pessoa pode saber de alguma coisa que eu não saiba e assim por diante. Também adorei a menção dos Jogos Vorazes [euri].

    Beijos Ma, ótimo post!

    ResponderExcluir
  8. Verdade Mah, então é bom, arranjarmos outra maneira. Porque pior que tá não fica! Como diz o velho Tititica! kkk

    ResponderExcluir
  9. Uma das minhas frases preferidas é que nada é tão ruím que não possa ser piorado. Então, Rafael Fernandes, meu amigo, pode ficar pior sim!

    Adorei o comentário da Caçadora de Livros, ela disse tudo o que eu queria dizer.

    Eu fiz vestibular para entrar na Universidade, então não consigo avaliar o sofrimento que vcs estão passando.

    O que mais chama atenção é a falta de organização do Enem, ouvesse cada coisa...

    beijoO

    ResponderExcluir
  10. Primeiro que adorei a foto. Resumiu nela o sentimento de milhares de estudantes. KKK Eu ainda não prestei o ENEM, mas sei que é uma maratona. Não sou nem um pouco a favor do método, acho que é o governo querendo ser uma coisa que não consegue ser. Ano que vem vou prestar o exame e quero ter muita sorte. Enfim, te desejo sorte no resultado.

    Adorei o post. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. E ainda por cima sempre tem algo que da errado depois da prova!

    ResponderExcluir
  12. HAHA, adorei post. Realmente acho que vestibular/ENEM não funciona pra muita coisa, pois o conteúdo que estudamos pra passar nessas provas nunca mais veremos o resto de nossas vidas.
    Infelizmente, com a real situação da edução brasileira e como ainda pensamos, acho que o vestibular a única solução. Porque querendo ou não serve para filtrar as pessoas que estudaram, se dedicaram pra passar naquilo que almejam. Se não houvesse o vestibular as coisas seriam festas demais, qualquer um passaria pra uma boa faculdade e aí, no futuro, teríamos péssimos profissionais.
    Lembro dessa fase na minha vida. Vivia morrendo de medo de vestibular e quando estava no 3º ano do Ensino Médio eu tinha a convicção de que não passaria. Mas aí, fiz na cara e na coragem e passei! E hoje em dia estudo na 3ª melhor universidade federal do país! *-* É muito amor. <3 Vestibular é um saco mesmo, concordo. Mas depois você olha pra trás e vê que tudo valeu a pena. *-*

    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  13. Má, eu adorei seu post!
    Você está coberto de razão, esse tipo de método seletivo é injusto.
    Enem é prova de resistência mesmo, não conhecimento.
    Mas olha, posso te garantir que tudo acontece como tem que ser e no final da tudo certo!
    No meu ano, eu fui bem na prova (eram ainda só 63 questões), mas fui mal na redação (sendo que sai de lá achando que foi a melhor que fiz na vida). Por causa disso, eu não consegui logo de cara a bolsa no prouni pra faculdade que eu queria. Por outro lado, eu passei na fuvest e exatamente por não ter conseguido a bolsa do prouni, foi que eu me matriculei lá.
    Só depois de matriculada que eu consegui a bolsa, mas ai eu não tive coragem de dizer não pra USP. Agora imagina se eu tivesse ido bem na redação? Eu teria conseguido a bolsa e poderia estar me formando na Anhembi-Morumbi, enquanto hoje estou a um ano de me formar na USP.
    Relaxa, as vezes você acha que não foi bem, e vai bem! Se não foi, é porque lá em cima alguém tem outro plano pra você, melhor do que o que você tem pra si próprio!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Eu como uma professora super apoio tudo o que vc disse... pra mim o ENEM não avalia nada...

    E ri com a comparação...

    Entenda como um rito de passagem... rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkk...
    jogos vorazes mesmo!
    uma prova de paciencia tb viu... kkkkkk
    beijos.

    ResponderExcluir
  16. ô prova chata...

    Teste de resistência realmente. 180 questões. Muitas pegadihhas e as piores são de matemática, onde sempre tem um detalhe que lhe escapa que invalida seus enormes calculos. Aí tem que começar tudo de novo.

    Não gostei. Existe melhores metodos de avaliar a capacidade dos alunos.

    Só que a redação, achei fácil. Deixei pro final e fiz a minha em cinco minutos. :D

    ResponderExcluir