Resenha: Diários do vampiro: O despertar, 1 - LJ. Smith

Autora: LJ. Smith
Editora: Record
240 páginas 
Compare e compre 



Sinopse: Irmãos e inimigos mortais, Damon e Stefan Salvatore são assombrados por um passado trágico. Vivendo nas sombras desde a Renascença italiana, eles estão condenados a uma vida solitária - são vampiros. Séculos mais tarde, o destino parece levá-los a percorrer o mesmo caminho que um dia os conduziu àquela vida amaldiçoada e eterna. Em Fell's Church, na Virgínia, Stefan conhece Elena Gilbert, uma adolescente bela e popular. No encalço de Stefan, Damon procura vingança, e logo Elena se verá divida entre os dois irmãos - e entre o amor e o perigo.  


Nota: Não é a minha estreia nessa série. Já e li na época que foi lançado (A mesma época da febre Crepúsculo) e achei completamente frustrante. Mas não desisti da série e li até o terceiro... Então comprei o Box e resolvi reler para resenhar para vocês.

... “E se tudo isso não for verdade (...)”.
LJ Smith, Diários do vampiro: O despertar, vol. 1 – página 141.


Para quem assiste a série de TV e resolve ler os livros vai levar um enorme susto! Para começar Elena é loira e com um estereótipo chato de garota popular, Sthefan é moreno e completamente antissocial e o que resta é Damon preservando seu sedutor sarcasmo. – Preciso dizer mais alguma coisa? Ou já está provado que muita coisa foi mudada para a adaptação?
O livro narrado em terceira pessoa, ora em primeira por Elena deve ser lido sem expectativa nenhuma e serve mais como uma apresentação dos personagens que por um momento você acha puro clichê, porém o suspense que ronda a história suplica que o leitor vire a página. - Admito, é uma coisa estranha. Elena acaba de perder os pais e volta para a pequena cidade onde nasceu Fell´s Church para morar com sua tia e acaba encontrando Sthefan: Um garoto que mal a olha direito despertando um perigoso sentimento na loirinha.
Para não deixar duvidas LJ Smith escreveu o primeiro livro da série muito antes de Crepúsculo, ou seja, não é uma copia do sucesso Mayer e sim uma história que se interpretada da maneira certa pode ser muito boa.
Acredito que a autora quis colocar no livro todo o temor adolescente com um toque de magia e que em alguns momentos o leitor se distancia da história, mas em outros se vê emocionado com o sentimentalismo de Sthefan e se sente seduzido ou com vontade de ser Damon. Não gosto da Elena dos dois primeiros volumes. Ela é muito fútil e insistente a ponto de se machucar para conseguir o que quer.
Recomendo que quem leu não pare no primeiro livro! A série evolui muito, assim como os personagens que dão ao enredo um clima mais envolvente. E agora que li pela segunda vez consegui enxergar muitas coisas que eu não via, quando li á anos atrás. Vale a pena. Pois é uma dose de romance, magia e muito suspense.
Nota 7


19 comentários:

  1. MARCELO DO CÉU! Eu amei sua resenha, está muito perfeita! Aliás eu adoro essa série mesmo em livro quanto nas telas, nem sabia que tinha essa diferença toda na perspectiva da Elena, ah, mas prefiro ela morena, acho que já me acostumei, e até me confundi ela com a principal de The Lying Game, acredita?

    Fora as semelhanças e todos os sentimentos e a forma como a Elena encontra com o irmãos mais fogosos de Fell's, acho que deliraria em ler o livro, já que havia começado, mas não pude porque tinha outros na frente, mas estou louco pra começar.

    Não sei porque a nota 7, mas também não daria uma nota tão alta, sei lá, a autora acho que deu duro para fazer bonitinho nessa série, LJ Smith é um gênio da literatura internacional, e por isso hoje é um sucesso.

    Opiniões a parte, continue assim, escrevendo as resenhas, elas refletem quem realmente somos também.

    See ya!
    Leituras Vivas - @rafa__rafa

    ResponderExcluir
  2. vi a serie primeiro e qnd fui ler juro que fiquei tipo WTF?! não tem como nem ter preferencias pq pra mim modificaram tanto a serie que da pra falar que sao duas historias completamente distintas kk
    a resenha esta otima; eu amooo os livros acho eles muito bem escritos sabe? Sei la a serie me encantou kk
    Beijos Marcelo!

    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  3. eu não gostei tanto do primeiro livro de DV, achei bem fraco em relação aos seguintes. A narrativa dele é meio estranha, não sei explicar, mas eu me perdia o tempo todo. Prefiro muito mais os livros seguintes, mas em comparação, ainda fico mesmo é com a série de TV

    ResponderExcluir
  4. nao gostei mt do primeiro livro
    adorei a resenha
    estou assistindo ao seriado, to gostando =D

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu não gostei muito da série quando li...Parei no segundo livro, por falta de oportunidade de ler os outros, mas não tive muita vontade em continuar também.
    Esse livro não é mesmo cópia de Crepúsculo, ao contrário, acho que a Stephenye se inspirou em muitas coisas dessa série pra criar a sua.
    A diferença é que eu amei Twillight rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, quem espera que seja igual ao seriado na tv, terá uma surpresa..

    Bom eu gosto, dos livros, mas acho que eles vão melhorando, e que ótimo,o segundo achei muito fraco. A Elena é realmente muito fútil, mas o bom é que ela evolui.Eu tenho que ler o quarto livro e parece que a história vai tomar muitos rumos..quero continuar..

    ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não concordo! Eu achei o primeiro livro muito bom, e aquele final? Foi algo do tipo "quero mais". Eu comprei o primeiro, depois que li, enlouqueci e comprei o segundo e o terceiro e li em sequência. Depois li o quarto, mas acho que a história deu uma paradinha... Continuo comprando porém tenho que pegar para ler o Anoitecer, que é o 5 volume e comprar o Almas Sombrias, e Diários de Stefan (que é um spin-off, mas não escrito por L.J. Smith, e sim baseado na série e história de Stefan).
    A resenha ficou boa, embora, nossas opiniões sejam um pouco opostas. Até porque eu prefiro os livros, que a série. Na série ouve estas mudanças, mas gosto mais dos livros.
    E nesta questão de plágio. Acredito que não tenha ocorrido por Stephenie Meyer em cima da série de L.J. Smith. Nunca parei para procurar semelhanças e mesmo se tivesse parado, acho que seria inútil, pois achei ambos muitos bons. Ainda que em Amanhecer a coisa toda, tenha amenizado.
    Enfim, abraço! :D

    ResponderExcluir
  8. Sucesso ou modismo não me pegam não, leio vampiros porque gosto e ponto. Nem ligo se estão me achando "maria-vai-com-as-outras". Meu primeiro livro não foi Drácula, mas bem poderia ter sido. Portanto, vou ler avidamente esta série sim, por que não? Tenho os 5 primeiros livros me aguardando lá e após sua resenha vou colocá-lo na frente de outros livros que também aguardam ansiosos para serem lidos. Parabéns Marcelo!

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei decepcionado, porque comecei pela série de TV e depois que eu fui saber a sinopse dos livros. Nunca li nenhum, mais quero muito, as vezes fico sem querer colocar muitas expectativas nos livros, mais é difícil. Muita coisa muda, principalmente a Elena.
    Espero ler o série o mais breve possível.

    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha!
    Quando eu li o primeiro livro eu amei de cara!
    Acontece com a gnt de ler livros super "recomendados" e não gostar.
    Eu comecei a ler a "A Hora da Bruxa" livro I da autora Anne Rice. Nunca li nenhum livro dela, e foi começar justo por este. Não consegui entender patavíneas do livro, parei na pág 60 e deixei de lado a leitura! Não seu se tenho que começar os livros da Anne Rice por outro para que eu possa enfim conseguir entender o livro.
    Achei a história bem sombria até a onde eu consegui entender! Vou confessar que me deu certo medo!!

    Adorei sua postagem!!
    Beijos enormes!!
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcelo, tudo bom? Então eu acompanho a serie desde comecinho e gosto muito. Ainda não li os livros, mas me dizem que é bem diferente da série, tanto na trama, quanto os personagens. Sua resenha ficou bem legal!
    Estou seguindo seu blog tá? Gostei muito. Tenho um também, se quiser fazer uma visita por lá depois.

    Igor Gouveia
    http://25conto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Já li este livro Marcelo é levei realmente um susto com as diferenças! Outra diferença marcante que não citou é o fato de não existir o Jeremy no lugar Elena tem uma irmã menor.
    Prefiro a Série de Tv aos livros. Também já li o segundo livro e foi melhor do que o primeiro.Porém o Damon continua sendo o meu preferido em ambos.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li a série Maah...eu julgava a serie por parecer ser cópia de crepusculo , mas agora vi que estava errada...
    Adorei a resenha, ficou muito boa!
    Bju

    http://laco-de-cetim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. eu comecei a ler antes da série... e não via muito futuro para o seriado, porque odiei a história do livro. E atualmente sou viciada (completamente) pelo seriado! rs

    mas a diferença de um pro outro é absurda! Nos livros eu não consigo nutrir nenhum sentimento além de "matem o Stefan" ou ¬¬ pela Elena... O damon foi a grande razão por eu não ter parado no primeiro. Mas o "A fúria" é show!

    Gostei da resenha!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu, como uma apaixonada pela série e até pelos livros, gostei da sua resenha. Você colocou a sua opinião sem fazer crítica negativa alguma, gostei!
    Eu gosto dos livros, é bem diferente, é até dificil você imaginar a Elena loira e tal, o Damon realmente é igualzinho! Eu acho o primeiro livro magnifico e comprei logo que vi um capítulo na Warner e ai comecei a gostar (nem estava na febre ainda), até hoje sou vidrada. Realmente é diferente e a história é rápida nos livros. Mas acho que a Lisa fez algo muito bom!

    Beijos, Maa.
    Em breve postarei a resenha desse livro (que eu tbm reli no meu blog). Passa por lá que hoje tem a primeira postagem de What We're Reading, comenta! ;)
    www.secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Faz séculos que li O despertar, antes até de começar a série, e é um grande contraste mas eu prefiro a história dos livros mas os personagens da série, o Damon é mil vezes melhor na série do que no livro.

    ResponderExcluir
  17. eu já li esse livro e também parei por ai
    sinceramente a história não me chamou atenção achei ate mesmo um pouco confusa no começo também não gostei dos personagens todos me parecem muito egoistas

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei do começo mas depois q o objetivo da Elena era só conquistar o
    Stefan ficou chato.a metade do livro foi só isso.
    Achei a Elena chata tb e não me acostumei com a ideia dela loura.
    O Final foi legal faz vc querer ler a continuação e eu pretendo ler todos.
    em relação a série é melhor do q o livro

    ResponderExcluir
  19. Gostei desse livro mas achei chato a parte da Elena de só ficar atrás do Stefan...
    a série é melhor q o livro,pretendo ler a série toda!

    ResponderExcluir