Resenha : O beijo das sombras - Academia de vampiros



Autor: Mead, Richelle
Editora: Nova Fronteira
Número de Paginas : 320
Saraiva

Sinopse:
Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. Impeça-a, Rose. Impeça-a antes que descubram, e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

Admito que quando comecei a ler, travei. Demorei um pouco para começar a ler com devoção. O motivo disso foi a saturação vampiresca. Já li alguns livros de vampiros e O beijo das sombras traz muitas novidades nesse quesito. O que diferencia o romance escrito por Richelle Mead de todos os outros é a sensualidade misteriosa que ela traspassa. Outro ponto são os Dampiros (algo que eu demorei a assimilar) no original Damphir, nome dado pela autora para identificar os meio humanos e meio vampiros.
O começo da história se arrasta e os personagens vão surgindo sem explicações diretas. O livro é contado em primeira pessoa por Rose Hathaway (o que me fez imaginar Anne Hathaway no papel da dampira) que tem como obrigação (mas ela não encara isso como uma obrigação) ser a guardiã de sua melhor amiga Lissa Moroi dos Strigori – Poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi pra manter sua imortalidade.
Depois que as duas são capturadas de volta para a escola São Vladimir, Rose conhece e começa a ter aulas com Dimitri – Um forte e poderoso guardião que desperta um sentimento avassalador na garota.
Enquanto isso Lissa, a princesa Moroi utiliza de sua magia para conseguir o que quiser para melhor a vida das duas na escola e tirar Mia do caminho, embora quanto mais ela utilize a magia pior ela fica.
No geral, o livro é muito legal. Richelle não escreve de uma maneira obvia e temos que prestar bastante atenção nas entre linhas. Adorei o romance entre Dimitri e Rose. Algumas coisas me fizeram lembrar House of Night – Onde os vampiros também utilizam os elementos da natureza e o espirito como poder. No entanto não fui muito com o jeito imaturo de Lissa que em minha opinião não merece o amor de Christian.
Posso dizer que a autora deixou o melhor para o final. O que me deixou intrigado para continuar a ler o restante da série.
Nota 8!

4 comentários:

  1. Apesar de só ter lido a série de "Crepúsculo" e "Diários do Vampiro" até o 2º livro, também estou um pouco saturada dos livros de vampiros, tiveram tantos lançamentos que, mesmo sem ler, da pra saturar hehe!
    Legal ela utilizar a sensualidade nesse, vampiros pra mim são todos super sensuais, surpreende até que essa seja um diferencial nesse livro!
    E a primeira coisa que pensei quando li o nome da Rose foi na Anne tb! Hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Título interessantíssimo, hein.
    Gosto de sagas de vampiros, apesar de não ser a maior fã de Crepúsculo. Curiosa. Colocarei aqui na minha listinha rs

    ResponderExcluir
  3. Own.....esse livro é tudo!Amo VA,as suas resenhas de va são otimas,tudo o q vc acha sobre o livro eu tb acho,só quero ver quando sair Laços do espirito.

    ResponderExcluir
  4. Amo e Recomendo!Queria muito q esse livro virasse filme...
    apesar de já ter lido uns artigos q já compraram os direitos...só quero ver quem vai ser o Dimitri <3

    ResponderExcluir