Resenha: Garota Exemplar - Gillian Flynn


O CASAMENTO MATA – Essa é a frase de impacto na contra capa de Garota Exemplar (Gone Girl no original) e simplesmente diz tudo sobre o livro, pois de fato é isso o que acontece, não literalmente, mas de modo geral, porque quando um casal passa a vivenciar uma relação, quase sempre não existe um verdadeiro conhecimento entre ambas as partes, são apenas duas pessoas apaixonadas que de uma hora para outra decidem que é o momento certo de dividirem a cama, os medos e tudo mais, embora estejam na zona de conforto, acreditando fielmente que o que sabem é suficiente, mas não, nunca é. Assim dessa forma começa o longo e doloroso processo de morte, aquele que não difere estar vivo ou não, mas sim de passar o resto da vida em uma grande mentira.








"...As pessoas querem acreditar que conhecem as outras."

 Gillian Flynn - Garota Exemplar , página 106.

O casamento de Nick e Amy está desgastado, é o quinto aniversário de casamento e tudo deveria acontecer como sempre, as pistas do jogo preferido da esposa já estão programadas, embora os presentes e a lagosta – obrigações de Nick estejam em falta, existe a esperança que tudo dê certo, mas Amy desaparece e todas as suspeitas apontam para o marido.

Seria totalmente clichê se fosse: marido mata a esposa. Motivos: A) A relação se tornou impossível. B) A esposa está grávida e ele não aceita o bebê. C) Ele tem uma amante. Resposta correta: Nenhuma das alternativas anteriores. – Por que a autora nos surpreende a cada página, a cada entre linha e não deixa nenhuma vírgula ser clichê. É incrível como tudo é brilhantemente orquestrado, desde o desaparecimento de Amy, as atitudes de Nick, as anotações em diário da protagonista até a reviravolta impecável que acontece um pouco a seguir da metade do livro.

A narração intercalando Nick e Amy em primeira pessoa, faz o leitor entrar em um jogo complexo de “quem é o culpado”, ou melhor: quem está falando a verdade, porque em alguns pontos, principalmente do marido gritam divergências. – Causando em quem está lendo incertezas e reflexões sobre o que realmente aconteceu com Amy, até o momento em que descobrimos que estamos sendo enganados e a trama que já era incrível se torna ainda mais consistente e o mais curioso é que essa “via de mão dupla” dos personagens os transforma no que eles realmente são e os caracterizam tão profundamente que a leitura tem que ser interrompida, para que o leitor possa tomar de volta o fôlego que lhe foi roubado.

- Meu ritmo de leitura foi lento, demorei mais de duas semanas para ler, mas a culpa foi minha, queria desfrutar cada momento, cada reflexão e não me arrependo. É uma história forte sobre a decadência de um relacionamento amoroso, a descoberta do mais fundo e verdadeiro “eu” que existe no ser humano e que pode muitas vezes chocar as outras pessoas, pois é muito difícil deixar as máscaras caírem, ser realmente quem você deseja e o quanto até a loucura se torna suportável quando você finalmente assume o controle, mesmo que para os outros, você nunca o tenha.

Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
448 páginas

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mah,
    Surtando com sua resenha... Esse livro é o mais comentando depois da febre 50 tons, gente!
    Eu preciso ler esse, já tenho em e-book e não vou esperar mais.
    Nunca li uma história assim, no começo pensei estar um romance comum, mas depois vem um thriller, no qual a autora nos engana, nos fazendo fritar o cérebro. Eu quero Mah!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Má!
    Eu só sabia que o livro era um thriller, não sabia do que era a história, e eu confesso que pulei os trechos que você fala sobre ela, não por medo de spoiler, mas por realmente preferir não conhecer nada ao começar a leitura.
    Imagino que o livro seja incrível mesmo, envolvente e reflexivo, e espero poder lê-lo!
    Beijão!

    ResponderExcluir