Resenha: A fórmula da vida - Adriana Igrejas


 



  Este livro é a melhor definição de literatura nacional. Não crie expectativas com a capa e a sinopse, porque o livro vai além de qualquer expectativa.
  Adriana Igrejas conseguiu criar uma história linda, original e cativante sem fazer qualquer cópio da literatura estrangeira. O livro conta com críticas sobre as condições do Rio de Janeiro atual, e até da totalidade brasileira. O livro tem cheiro de mar da zona sul, cheiro de proletariado voltando em ônibus cheio, tem cheiro da vida que conhecemos. O verde e amarelo são vibrantes nas páginas. Este livro contém críticas inteligentes vistas não como alguém que tem o poder de mudá-las, mas como alguém que tem o poder de descrevê-las sem máscaras. Este livro ainda vai causar muita polêmica!
  Mas calma, antes da polêmica e de toda "brasilidade" conhecemos Jorge Durval, dono das Indústrias Químicas Ecoleveq e descobridor de uma fórmula poderosa e revolucionária que despolui águas. A fórmula gera interesse e esse interesse culmina no assassinato de Jorge e a morte da inocência de sua filha Catarina.
  Tudo muda na vida de Catarina após a violência sofrida, o leitor não só acompanha essas mudanças como fica nocauteado sem saber mais o que é certo ou errado. Por que o final feliz para Catarina parece tão errado?
  A menina passa por provações que a levam a ser uma menina forte, porém problemática, mas suscetível ao seu destino implacável. Catarina vira órfã, assassina,agressora, justiceira, revoltada... Catarina ainda é uma menina. Uma menina sozinha. E nós, leitores, nos tornamos advogados buscando em nosso interior uma maneira de salvar essa menina do nosso próprio julgamento.
  O livro apesar de ter uma tremenda aventura, e um romance cativante, é profundo a ponto de nos fazer refletir sobre moral e ética. E nos incita a buscar a nossa própria fórmula da vida.

Por : Thayane Gaspar

3 comentários:

  1. Oi Thayane!
    Por conta dos seus primeiros parágrafos, estava me perguntando qual a relação da capa com a história, mas quando você falou sobre o enredo, ficou mais clara a ligação!
    Parece ser um livro excelente, daqueles que te tiram da zona de conforto.
    Me lembrou do livro "Um Lugar Escuro", do Leonardo Zegur. Já leu? Se não leu, te recomendo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar desse livro, mas a capa me atraiu a ler a sua resenha. Adorei!
    Deve ser realmente um livro que prende o leitor às páginas. Com assassinatos, suspense... opa! É comigo mesmo, rs.

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book

    ResponderExcluir
  3. Puxa! Adorei a resenha. É bem sucinta, mas expressou bem toda a emoção que o livro provocou em você. Amei! Obrigada, Thayane.

    ResponderExcluir