Resenha : Amy, Minha Filha - Mitch Winehouse



“A vida inteira fui barulhenta , a ponto de me mandarem calar a boca, O único motivo que eu tinha para ser tão barulhenta é que na minha família você tem que gritar para ser ouvido.”
- Amy Winehouse.

Amy, Minha Filha mudou o conceito que eu tinha sobre biografias, o relato de um pai e todos os segredos de uma estrela que nos deixou tão cedo, são contados de uma maneira tão pessoal e sensível, que é simplesmente impossível não se emocionar, seja você fã ou não de Amy Winehouse.
Mitch fala de tudo! Do nascimento, adolescência, romances, o envolvimento com drogas, o desfecho trágico de uma carreira e de uma vida que poderia ter sido ampliada por anos. O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio autor, mas a impressão é que estamos lendo em terceira pessoa, pois o foco é a vida de Amy.
Uma leitura fácil e rápida, não há enrolações por mais que haja momentos em que o pai da cantora “desconverse” sobre “tais assuntos” e o leitor fica com a sensação de que a história seja um tanto rasa, mas ao avançar descobre que “tais assuntos” são de fato pesados demais para serem contados e que devemos respeitar; afinal se trata de vida real e não uma ficção.
É encantador e sombrio conforme somos inteirados na trajetória da personagem principal do mundo da música ao próprio declínio, Amy cai do paraíso ao inferno, várias vezes e seus vícios tanto amorosos como químicos a consomem lentamente. Então tudo se transforma em uma bomba relógio.
Amy se fazia de forte, ocultava seus sentimentos para não ser mais um problema em para  família , cujo autor descreve ser unida , mas analisando supostamente, parece que as coisas entre a família dela não era tão perfeita e quando conhece Blake e com ele as drogas e bebidas alcoólicas deixa se levar  por uma jogo de amor obsessivo por ambos , que a transporta para um final previsível. – A morte.
Leitura obrigatória e um sinal de alerta e ajuda a milhares de pessoas que tem em sua família algum dependente químico ou que já passaram pelo o que Mitch passou.

4 comentários:

  1. Oi Má!
    Imagino que não seja uma leitura fácil, nem muito menos leve.
    Creio que essa questão de alguns acontecimentos serem citados superficialmente deve ser o que mais mostra o quanto tudo é real, por conta da dificuldade de se falar no assunto.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã e nem fui, mas não nego que era um grande talento e lamento a perda prematura desse talento diante do cenário musical. Fiquei curiosa, gostaria de ler!

    ResponderExcluir
  3. eu estava querendo mesmo ler e comprar esse livro!

    ResponderExcluir
  4. Oii Marcelo (: Vou ser sincera, nunca cheguei a ser fã fã da Amy. Conheço só aquelas músicas famosas dela sabe?! E quando soube do falecimento dela....fiquei pasma ): Lendo agora o seu post, fiquei curiosa em ler a biografia dela e saber mais sobre quem foi Amy Winehouse (y)

    ResponderExcluir