Resenha : Destino , Ally Condie


Autora: Ally Condie 
Editora : Suma das Letras 
240 páginas 


Sinopse : E se a sociedade escolhesse com quem você vai passar o resto da vida?
Destino, primeiro volume de uma trilogia da autora americana Ally Condie, em poucas semanas figurou na lista do New York Times. Na distopia criada pela autora, o futuro parece muito tranquilo. Os indivíduos têm acesso à educação, emprego e todo o bem-estar que um governo pode proporcionar - as ruas são extremamente limpas e organizadas e os meios de transporte são moderníssimos. Mas é esse mesmo governo, a quem todos chamam agora de Sociedade, é que decide onde se deve morar, o que comer, onde trabalhar, como se divertir, com quem se casar e quando se deve morrer.

Em Destino, a protagonista Cassia tem absoluta confiança nas escolhas que a Sociedade lhe reserva. Ter o futuro definido pelo sistema é um preço aparentemente pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável e pela escolha do companheiro perfeito para formar uma família. Como a maioria das meninas, aos 17 anos, ela já está pronta para conhecer seu par. Após o anúncio oficial, a menina sente-se mais segura do que nunca. Romântica, sonhava há anos com o momento do banquete do par, a cerimônia em que a sociedade aponta aos jovens com quem irão casar. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos, tudo parece bom demais para ser verdade.

Lançado em novembro de 2010, os direitos do livro já foram vendidos para mais de trinta países e a adaptação para o cinema será feita pela Disney em associação com a Offspring Entertainment, após uma acirrada disputa com a Paramount Pictures. 

Muito antes de o livro sair no Brasil eu já tinha certo interesse pela série e amei a capa! O livro chegou ao Brasil e demorei um pouquinho para comprar por muitos motivos que não vem ao caso. Fiquei muito ansioso para ler e amei mais ainda a capa em minhas mãos.
Em Destino, entramos em mundo não muito diferente do que vivemos. – Tudo é escolhido pela sociedade. Tudo tem que ser perfeito e impecável. Só que nada disso acontece.
Cassia, a personagem principal já no começo vai ao seu Banquete do Par – Onde ela ficará sabendo com quem vai se casar. E quando ela descobre que o seu par é seu melhor amigo – Xander, nada parece fora do comum.
Só que algo estranho acontece e ai entra Ky, um garoto que faz Cassia ficar completamente em duvida sobre o futuro de sua vida como a sociedade quer. Ai o livro se torna maçante e até chato do meio para o desfecho.
Vou ser muito sincero e dizer que tem muita enrolação e a parte que as pessoas não sabem escrever me deixou um pouco pensativo. – Isso é possível!Porque nós queremos tudo pronto!  - Eu morreria se não soubesse ler ou escrever. Se bem que existiriam os escrevinhadoreskkk.
Xander quase não parece! O cara que deveria ser o vilão – pelo menos a meu ver não tem muita participação. Cassia é irritante muitas vezes por ser muito: - Ah meu Deus, o que será de mim?
Gostei da maneira que a autora amarrou o encontro de Ky e Cassia – Não vou contar porque ai perderia toda a graça do livro. E também como ela abordou a morte.
Vou ler o resto da série, pois quase nada é revelado no primeiro livro e a temática é muito interessante. Recomendo para quem está apaixonado. É literalmente romântico, porém carrega uma critica importantíssima sobre a sociedade tentar nos tornar automáticos.

Nota 7! 

Veja a capa da continuação ... Linda!

9 comentários:

  1. Nossa que capa linda... mas achei o livro um pouco pesado... mas amei a temática... porque é algo que nós não podemos controlar que é o destino que futuramente não sabemos, mas gostei muito.

    Rafa
    LEITURAS VIVAS

    ResponderExcluir
  2. O meu destino esta a caminho da minha casa!
    Tô louca pra ler xD
    Enfim, narrativas pesadas não me assustam, adorei o tema, deve ser um estilo "Admirável mundo novo" para jovens, mais romanceado.
    A capa realmente é de babar!
    Tô coçando as mãos de ansiedade pra ter o meu destino em mãos! >.<
    O lance do livro é que talvez, tenha muitos fatos a descobrir ainda, e por isso seja uma história meio incompleta ainda... veremos!

    =*

    ResponderExcluir
  3. ai q capa liinda tbm..
    Não supera a primeira,
    mas ta valendo! :)

    bjinho.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto eu ia lendo a sinopse, foi me dando um nervoso de imaginar uma sociedade assim, em que você não tem opção de escolha nenhuma na sua vida, mesmo que essa sociedade lhe dê um "bom" retorno quanto a qualidade de vida.
    O livro me pareceu pesado, também, mas bem interessante! De certa forma, lembrei um pouco de "A Hospedeira", no sentido deles habitarem os corpos humanos pra transformar a Terra num lugar melhor pra ser vivido. A Terra habitada pelos "parasitas" me lembrou esse estilo de organização.
    Talvez a falta de explicação que você disse ter sentido seja mesmo pra continuar lendo a série!
    Vou esperar pelas próximas resenhas ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece bom, mas eu nao tenho vontade de ler!nao gosto quando tem esse negocio de "casamento arranjado" , e ainda mais, tudo arranjado hehe

    Nao gostei da capa também!

    ResponderExcluir
  6. Eu não tô apaixonada :/
    Não quero mais ler
    hahhahaaaa

    ResponderExcluir
  7. Oi Ma,a sua resenha como sempre defini meus comentários! Achei a capa um pouco misteriosa pois não nos revela o q iremos encontrar ao ler. Mas tb achei a capa linda.
    Realmente a leitura do meio para o desfecho fica maçante e enrola um pouco.
    Senti falta do Xander tb,nem consegui ver um triangulo amoroso na história.
    Tenho Travessia mas vou demorar pra ler um pouco,tenho outros livros como prioridade.

    ResponderExcluir